Consultor Jurídico

Comentários de leitores

9 comentários

Não acredito que o alto índice de reprovação ao...

Meire (Estudante de Direito - Tributária)

Não acredito que o alto índice de reprovação ao exame da Ordem se deva exclusivamente à faculdade não, pois eu sou prova de que a dedicação do aluno é determinante, já que passei nas duas fases da prova já na primeira tentativa, sem ter feito nenhum cursinho preparatório e ter estudado em faculdade particular. Deixo claro também que não houve praticamente nenhum conteúdo das provas que eu não tenha visto em sala de aula. Abaixo o preconceito!!!

Um viva para os cursinhos preparatorios de curs...

dinarte bonetti (Bacharel - Tributária)

Um viva para os cursinhos preparatorios de cursos para exame da OAB. Tentará cobrir os furos do ensino Universitario a que estao sujeitos os pobres enganados estudantes de direito, que pagam valores geralmente exagerados para seus orçamentos, em mensalidades, e que sustentam essas mafias donas de faculdades fajutas, e que nao foram ate agora criticadas pela OAB, numa campanha que já passa da hora de ser inciada contra essas instituicoes caça-niqueis. O exame da OAB esta julgando na verdade a propria incompetencia da OAB em realmente agir sobre a raiz do problema, e nao suas consequencias. Protegendo dono de faculdades? Abstendo-se de agir contra esses irresponsaveis que tomam o dinheiro do coitado do estudante, enganado em sua hipossuficiencia de julgamento? Soluções existem muitas para corrigir isso. Mas para isso, o caminho nao é so o exame da OAB.

Os bacharéis vêm se conscientizando da necessid...

Dr. Marcelo Galvão SJCampos/SP - www.marcelogalvao.com.br (Advogado Sócio de Escritório)

Os bacharéis vêm se conscientizando da necessidade de estarem melhor preparados para enfrentar os desafios da prova, sou Presidente da Comissão de Exame na cidade de São José dos Campos e fico muito feliz pela melhora a cada dia. As provas deverão ser unificadas no país todo, devendo ser uma prova bem dificil, devendo a aprovação manter-se em de 10% a 15%.

Sou advogado, contudo, vejo o exame de ordem co...

Maurício Silva Pereira (Advogado Autônomo)

Sou advogado, contudo, vejo o exame de ordem como um obstáculo ao ingresso profissional dos jovens bacharéis, que nem sempre comprovará a capacidade de bem exercer a advocacia. Creio que deveria haver uma reformulação legal na área educacional e no Estatuto da OAB. Proponho que as universidades sejam obrigadas a ofertarem no mínimo quatro semestres de efetivo estágio supervisionado, exigindo-se dos alunos que obrigatoriamente estagiem em um escritório, cujo preceptor tenha ao menos cinco anos de inscrito. Outrossim, que a OAB inscreva o bacharel com licença provisória por dois anos, superado o estágio probatório, seria inscrito no quadro permanente da instituição.

Do que adianta o professor ter um monte de títu...

Nanda (Estudante de Direito - Ambiental)

Do que adianta o professor ter um monte de títulos se não sabe dar aula e ainda falta mais a aula que os alunos? Muito da faculdade quem faz é o aluno, uma boa faculdade já ajuda muito, claro. Esta proliferação de faculdade pegue-pague é um estelionato educacional. Li um artigo que nos EUA há mais bacharéis em direito do que no Brasil, mas há menos de 200 faculdades no país. A realidade lá é outra, mas o que conta é a qualidade do ensino. Não adianta construir escolas se o conteúdo continua o mesmo...

Considerando a vergonha do ensino de direito, e...

jb (Funcionário público)

Considerando a vergonha do ensino de direito, esse resultado não é de todo ruim. Vocês vão ver na segunda fase. Normalmente a média de aprovação fica entre 2% a 5%. Como tudo no Brasil está se desintegrando moralmente, nesse setor não é diferente: Por um lado os alunos desinteressados em saber, mas ávidos pelo diploma. Por outro, a maioria das Faculdades precisando sobreviver e os professores também. Esse é o caldo do conlúio. Professores ganhando mal, portanto, não muito competentes, mas omissos em ensinar a fraude das colas, diga-se de passagem, totalmente disseminadas entre a maioria dos alunos. Consequentemente as avaliações são totalmente falsas, os professores coniventes. Se, porventura, a política da Faculdade impuser a moralidade, os alunos tranferem-se para outras e a Faculdade fecha. Intenderam???? Isso não é teoria não, é fato concreto presenciado pessoalmente por mim. Faço uma homenagem aqui, aos pouquíssimos alunos e professores sobreviventes a essa imoralidade.

O MEC nunca esteve e nunca estará preocupado co...

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

O MEC nunca esteve e nunca estará preocupado com o futuro dos que pagam as faculdades caça-níqueis. Muitas pessoa não sabem: Para dar aula em curso superior tem que ter no mínimo especialização, mas não é obrigado a dar aula na matéria em que fez pós-graduação. É, e por aí vai. O professor pode ter se especializado em Direito Penal e ministrará aula em Direito Comercial. Há tempos atrás, conversando com um rapaz e uma moça que se preparavam para fazer o Exame da OAB pela terceira vez, ele me diz: Doutor, neste caso o DE menor não é inimputável? Ela em outro momento diz: Mas nesta situação há o PREvilégio. Ora, fizeram 5 anos do curso de direito e não perceberam que não se fala DE menor ou PREvilégio????? Eu gostaria de ver se existisse um Exame de Ordem para os formandos em medicina. Provavelmente a reprovação ficaria perto do Exame da OAB, sendo otimista né... Carlos Rodrigues berodriguess@yahoo.com.br

Sem se falar nas Faculdades que devem mostrar q...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Sem se falar nas Faculdades que devem mostrar que não são muito exigentes, para não "espantar" os alunos, sob pena de falência e/ou faltar dinheiro para pagar verbas rescisórias, em tempo de demissão de professores, havendo a necessidade de saldar esses débitos em suaves prestações mensais. acdinamarco@aasp.org.br

O PROBLEMA CRUCIAL PODE ESTAR NA QUALIDADE DO P...

Pedro Paulo Volpini (Advogado Sócio de Escritório)

O PROBLEMA CRUCIAL PODE ESTAR NA QUALIDADE DO PROFESSOR. ESTE, SE ADVOGADO MILITANTE, TRABALHA O DIA INTEIRO. À NOITE VAI MINISTRAR "AULAS". CANSADO. PREOCUPADO COM SUA FAMÍLIA. COM OS FILHOS, COM A ESPOSA, ETC., ETC., E COM AS AUDIËNCIAS SUAS DO DIA SEGUINTE, OU ATÉ COM UM JÚRI EM QUE TENHA DE PARTICIPAR. É Professor um pouco por vocação, e mais por necessidade de complementar suas necessidades financeiras. CONTINGENTE DE ALUNOS ELEVADO CONSUMINDO-LHE TEMPO DE FORMULAÇÃO DE QUESTÕES E MAIS TEMPO AINDA PARA CORREÇÃO DE PROVAS. FACULDADES DISTANTES DE SEUS ESCRITÓRIOS E RESIDËNCIAS. ALUNOS CANSADOS DE TRABALHAR DURANTE O DIA E ESTUDAR A NOITE. VÃO ATÉ COM FOME, DE ÔNIBUS, PARA A FACULDADE. LIVROS CAROS. BIBLIOTECAS DISTANTES. FATOR TEMPO CONTRÁRIO.DESESTÍMULO GENERALIZADO. E AINDA TEM OS SALÁRIOS ATRASADOS DE PROFESSORES DE FACULDADE. E, MAIS COMPLICATIVO, AINDA: A MÁ FORMAÇÃO PRÉ-FACULDADE, DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL. COM A PALAVRA O SR. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e outro Interessados mais.

Comentar

Comentários encerrados em 14/07/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.