Mercado Jurídico

Itamaraty vai contratar escritório para processos na OMC

Autor

6 de julho de 2007, 0h01

O Itamaraty vai contratar um escritório de advocacia para atender as demandas da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Bruxelas, na Bélgica. As bancas brasileiras poderão concorrer. Ainda não há data definida para a publicação do novo edital. É que o primeiro só previa a participação de escritórios estrangeiros. O Cesa (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) e a OAB fizeram pressão e o Itamaraty resolveu mudar as regras do processo de licitação.

Consultoria estratégica

Para atender a crescente procura por assessoria em negócios e investimentos, nacionais e internacionais, o escritório L.O. Baptista firmou parceria com a Rubens Barbosa & Associados. A consultoria é especializada em comércio internacional e investimentos e complementa o trabalho dos advogados da banca.

A idéia é somar expertises dos profissionais do escritório e de Rubens Antônio Barbosa, presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo).

Investimento em Portugal

O Noronha Advogados lançou o Guia de Investimento em Portugal, que pretende colaborar com as empresas que querem internacionalizar os seus investimentos. A obra tem informações importantes acerca do ordenamento jurídico português, que tem sido pautado por uma contínua simplificação de procedimentos legislativos e empresariais.

Portugal reúne condições geográficas atrativas ao investimento estrangeiro, já que possui uma extensa costa marítima servida por portos comerciais e uma rede de transportes que permite um fácil acesso aos outros países europeus. O guia foi escrito em parceria com a Confederação Internacional dos Empresários Portugueses, a Embaixada do Brasil em Lisboa e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira.

Viagem de negócios

O escritório Emerenciano, Baggio e Associados coordena uma visita de empresários brasileiros à República Democrática do Congo. A idéia é discutir oportunidade na área de infra-estrutura. Durante uma semana, representantes de 12 empresas estarão em contato com ministros e empreendedores estrangeiros com interesse na região.

Disputas esportivas

O advogado Alberto Murray Neto, sócio do Paulo Roberto Murray Advogados acaba de ser nomeado árbitro do Tribunal Internacional de Esportes, com sede na Suíça. O tribunal é a última instância de mediação de disputas internacionais relativas ao esporte, em todas modalidades.

Mercado de informações

A IOB, que distribui informações empresariais nas áreas tributária e contábil, acaba de ser comprada por R$ 70 milhões por investidores brasileiros, através de um processo conhecido como management buy out. Gilberto Fischel, que preside a empresa há sete anos, foi assessorado na compra pela Rosenberg Partners, consultoria financeira que ficou com 10% de participação na empresa. O Banco Fibra financiou a aquisição.

Hoje, a empresa fatura cerca de R$ 100 milhões ao ano. A expectativa dos executivos é expandir o negócio entre 20% e 30%, em cinco anos. Um dos produtos oferecidos é o IOB Online Jurídico, um serviço de informações que reúne, em uma mesma base, toda a legislação brasileira atualizada e consolidada diariamente, com jurisprudência selecionada e analisada por tributaristas, doutrinas e ferramentas processuais.

Oscar dos negócios

A Companhia Vale do Rio Doce foi a única empresa da América Latina, da Ásia e da África premiada com o Global Counsel Award. O prêmio é considerado o Oscar do Direito Empresarial. A Vale ficou em primeiro lugar com o seu programa interno de treinamento de advogados. E em segundo lugar, na categoria Direito da Concorrência.

A empresa brasileira bateu gigantes globais como Shell, Nokia, Microsoft, Bank of America, Quantas, BHP. O concurso é promovido pela Association of Corporate Counsel, que reúnem empresas de mais de 70 países.

Clientes premium

O Lefosse Advogados nomeou três novos sócios. O objetivo é oferecer atendimento de alta qualidade para clientes especiais. Ricardo Bolan coordena a área de Direito Tributário. Ele está no escritório desde 2004. Tem experiência em planejamento fiscal e contencioso administrativo tributário.

Os advogados Eduardo Lima e José Eduardo Manassero atuam na área Financeira e Bancária. Project e structure financings estão entre as suas especialidades. A banca faz 20 anos em 2007. A sede fica em São Paulo e mantém parceria com o gigante europeu Linklaters.

Referência tributária

Paulo de Barros Carvalho, presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários e titular do escritório Barros Carvalho Advogados Associados, é o melhor advogado tributarista brasileiro, de acordo com a sétima edição do ranking anual da editora britânica Who´s Who Legal. A pesquisa levou seis meses para ser concluída, reuniu mais de 8 mil advogados e 25 especialistas de 100 países.

O advogado graduou-se pela PUC-SP, em 1967. É pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 1993, coordena o programa de pós-graduação em Direito da PUC-SP. Há dez anos é professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É ainda presidente de honra do IGA-IDEPE (Instituto Geral Ataliba e Instituto Internacional de Direito Público e Empresarial).

Tempo de reestruturação

A Advocacia Hamilton de Oliveira vai reestruturar toda a sua rede de computadores e troca de informações. O principal objetivo do uniformizar as ferramentas e equipamentos. A ampliação e substituição de equipamentos estão sob responsabilidade da BCS Informática, empresa especializada em escritórios e departamentos jurídicos. A parceria prevê, além dos equipamentos, manutenção e consultoria preventiva. A previsão é que a reestruturação seja concluída em 30 dias.

O Veirano Advogados também está investindo nessa área, para garantir mais produtividade e tornar procedimentos do dia-a-dia mais ágeis. A banca trabalha com uma rede de 700 computadores, distribuídos em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Desde abril, todo o suporte ao parque tecnológico dos escritórios está nas mãos da Netcenter, focada em outsourcing e soluções de integração de infra-estrutura de TI.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!