Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Sonegação no alvo

Deflagrada operação para combater sonegação em frigoríficos

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, nesta quarta-feira (4/7), a Operação Arroba. O objetivo é combater a sonegação fiscal em frigoríficos localizados nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Paraíba. Os suspeitos são acusados de desviar R$ 100 milhões dos cofres públicos, nos últimos cinco anos.

A Polícia Federal cumpre 25 mandados de busca e apreensão em 15 empresas. Para a execução da operação, foram mobilizados cerca de 50 auditores fiscais e 150 policiais federais.

Durante as investigações, foi constatado que os frigoríficos utilizam empresas fantasmas para comercializar gado e carne no mercado atacadista. De acordo com a Polícia, o grupo sonega impostos, contribuições previdenciárias e trabalhistas. Ele transfere essas obrigações mediante contratos fictícios de prestação de serviço para empresas de fachada, em nome de sócios laranjas.

Como são fictícias, as empresas deixam de declarar receita ou declaram valores mais baixo. Isso se evidencia na enorme disparidade entre as receitas declaradas e movimentações financeiras.

A operação Arroba é conseqüência de outra operação denominada Abatedouro, deflagrada no mês passado nos estados do Tocantins, Maranhão e Pará.

Revista Consultor Jurídico, 4 de julho de 2007, 15h21

Comentários de leitores

2 comentários

...como diz o professor armando, avante pf! ...

Robespierre (Outros)

...como diz o professor armando, avante pf! ...josé, advogado: "indefesa dona da daslu". v. tá de brincadeira, né? ou é conversa para renan dormir?

E quanto à Operação que vai acabar com o "Estad...

José R (Advogado Autônomo)

E quanto à Operação que vai acabar com o "Estado Paralelo" nos morros do Rio de Janeiro e com as balas perdidas que tantas vítimas - principalmente crianças -têm feito? Não haverá uma madrugada em que os "bunkers" dos megatraficantes serão invadidos (como aconteceu com a indefesa dona da Daslu) pelos homens de preto, que tanto fazem pelo País? Será possível que só teremos operações contra os que são incapazes de oferecer resistência? Até aí... A imagem do Brasil está se deteriorando, pela violência, no exterior. A final, a cocaína -esse flagelo - entra pelas fronteiras. Coragem!

Comentários encerrados em 12/07/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.