Sonegação no alvo

Deflagrada operação para combater sonegação em frigoríficos

Autor

4 de julho de 2007, 15h21

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, nesta quarta-feira (4/7), a Operação Arroba. O objetivo é combater a sonegação fiscal em frigoríficos localizados nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Paraíba. Os suspeitos são acusados de desviar R$ 100 milhões dos cofres públicos, nos últimos cinco anos.

A Polícia Federal cumpre 25 mandados de busca e apreensão em 15 empresas. Para a execução da operação, foram mobilizados cerca de 50 auditores fiscais e 150 policiais federais.

Durante as investigações, foi constatado que os frigoríficos utilizam empresas fantasmas para comercializar gado e carne no mercado atacadista. De acordo com a Polícia, o grupo sonega impostos, contribuições previdenciárias e trabalhistas. Ele transfere essas obrigações mediante contratos fictícios de prestação de serviço para empresas de fachada, em nome de sócios laranjas.

Como são fictícias, as empresas deixam de declarar receita ou declaram valores mais baixo. Isso se evidencia na enorme disparidade entre as receitas declaradas e movimentações financeiras.

A operação Arroba é conseqüência de outra operação denominada Abatedouro, deflagrada no mês passado nos estados do Tocantins, Maranhão e Pará.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!