Pela janela

Donos da Sundown fogem de hospital onde estavam presos

Autor

4 de julho de 2007, 21h42

O empresário uruguaio Isidoro Rozenblum e seu filho Rolando Rozenblum, donos do grupo Sundown, fugiram na madrugada de segunda-feira (2/7) do hospital Santa Cruz, em Curitiba, onde estavam presos. As circunstâncias da fuga não foram esclarecidas.

A dupla fugiu por volta das 3h30. Isidoro saiu por uma das portas laterais do hospital. Já Rolando teria escapado pela janela do quarto.

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal abriram Inquérito Policial para averiguar se os foragidos receberam ajuda. Também notificaram aeroportos e alfândegas do país. Para o MP, a fuga complica ainda mais a situação dos réus.

Os dois foragidos respondem a processos por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, descaminho, crime contra a ordem tributária e crime contra o sistema financeiro.

Em duas ações penais, ambos já foram condenados a penas que somam, para Rolando, mais de 19 anos de reclusão, e para Isidoro, mais de 14 anos de prisão.

Isidoro e Rolando haviam sido transferidos do Complexo Médico Penal para o Hospital Santa Cruz no início do ano para tratamento de saúde. Dois policiais militares faziam a escolta do quatro, localizado no segundo andar do hospital. Os policiais foram presos. Os nomes não foram divulgados.

No começo do ano, os advogados tentaram obter o benefício da prisão domiciliar em favor dos réus,. Chegaram a transferí-los para domiclio por um mês. Em fevereiro, o Supremo Tribunal Federal negou o pedido de Habeas Corpus para a prisão domiciliar.

Histórico

Os Rozenblum foram presos em Curitiba, em junho de 2006, na Operação Pôr do Sol, deflagrada pelo Ministério Público e Pela Polícia Federal para investigar um suposto esquema de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro. A Fazenda Nacional inscreveu na dívida ativa da União mais de R$ 150 milhões em dívidas por sonegação de impostos da família.

Segundo os responsáveis pela investigação, a família Rozenblum seria a controladora da Companhia Brasileira de Bicicletas, atualmente Brasil e Movimento S/A, fabricante de bicicletas e motocicletas das marcas Sundown Bikes e Sundown Motos. A empresa sustenta, porém, que a a família fechou a fábrica e vendeu as marcas em 1996 e não mais mantém vinculos com ela.

Em novembro do ano passado, Rolando e Izidoro foram condenados pela 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba (PR) a 10 anos e 5 anos de prisão, respectivamente, por crime de corrupção ativa.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!