Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Forma de investigar

Tarso Genro diz que PF vai potencializar escutas telefônicas

O ministro da Justiça, Tarso Genro, declarou que o grupo de trabalho formado para estudar a regulamentação das escutas telefônicas serve para potencializar esse tipo de prática. "É um grupo, inclusive, para potencializar as escutas, de modo que elas não extrapolem a vida privada, incluindo pessoas que nada tenham a ver com a investigação em andamento", afirmou. As informações são da Agência Estado.

Segundo ele, as escutas constituem um instrumento fundamental do Estado de Direito. O ministro ressaltou que elas substituem meios de investigação “relegados pelo estado de direito, como é o caso da pressão, da força e, às vezes, até da violência para obter depoimentos".

De acordo com Genro, as operações da Polícia Federal no combate à criminalidade e corrupção vão continuar, mas com reparos. O ministro disse que vai aproveitar a experiência positiva da atuação da PF para corrigir eventuais erros no processo.

"A Polícia Federal não é imune a erros", ressaltou. Genro também informou que pretende fortalecer técnica e cientificamente a Polícia Federal e a Escola Superior de Polícia. Anunciou a proposta de contratação de mais cinco mil policiais para reforçar a sua atuação. O projeto já está nas mãos do presidente Lula.

As declarações foram feitas em entrevista após a cerimônia de formatura da última turma de concursados da Polícia Federal, na Academia Nacional da Polícia Federal.

Revista Consultor Jurídico, 3 de julho de 2007, 13h59

Comentários de leitores

13 comentários

Com as devidas escusas pela minha ignorancia, g...

jabuti (Advogado Autônomo)

Com as devidas escusas pela minha ignorancia, gostaria de indagar ao comentarista JFreitas, que tão bem explanou a questão tecnica do "guardião", a seguinte questão fatica: O sujeito "B" (que não está sob investigação, como também não tem o seu sigilo quebrado) liga para o sujeito "A" (este sob investigação e escuta regularizada) que não atende o seu terminal, mas que, pela potencialidade tecnica do "grampo", todo o som ambiente ( também disciplinado por lei) no alcance do terminal de "B" é captado e gravado pela investigação (lembrando que para este sujeito nãohá alvará autorizativo para as escutas). Qual nome poderiamos dar a este evento?

Tá complicado potencializar e não estrapolar a ...

futuka (Consultor)

Tá complicado potencializar e não estrapolar a vida privada! Do jeito que a carruagem anda.."experts" é que não faltam, né?!

Vão contratar MAIS 5 MIL POLICIAIS FEDERAIS ? P...

Luiz Fernando (Estudante de Direito)

Vão contratar MAIS 5 MIL POLICIAIS FEDERAIS ? Pelo amor de Deus, parem de aumentar o tamanho desse governo já inchado e com obesidade mórbida. O mundo inteiro está dizendo que uma das razões da nossa paralisia, do baixo crescimento do Brasil, é devido ao tamanho do Estado. Aumentar despesas correntes significa REDUZIR INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA, que é o que faz qualquer país crescer. Chega de contratações e concursos - ou vocês vão travar mais ainda o crescimento e nós vamos perder este bom momento da economia mundial. Temos que pisar no acelerador e não no freio.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 11/07/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.