Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Xeque-Mate

Justiça dá liberdade aos últimos sete presos na Xeque-Mate

Os últimos setes investigados pela Operação Xeque-Mate que ainda estavam presos devem ser soltos em breve. A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul determinou, nesta segunda-feira (2/7), a liberdade de todos. Entre eles, está o ex-deputado estadual Nilton Cezar Servo.

A liberdade foi concedida pelo juiz Dalton Igor Kita Conrado, da 5ª Vara Criminal da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul. Também devem ser soltos os empresários Ari Silas Portugal e José Eduardo Abdulahad, o médico Hércules Mandetta Neto, o tenente-coronel Marmo Marcelino Vieira de Arruda, o major Sérgio Roberto de Carvalho e o inspetor da Polícia Civil Edmo Medina Marquetti.

A Operação Xeque-Mate foi deflagrada em 4 de junho, pela Polícia Federal, com o objetivo de desmembrar uma quadrilha envolvida na chamada máfia dos caça-níqueis. No dia 18, o Ministério Público Federal denunciou 27 acusados. Entre eles, o irmão mais velho do presidente Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá, e o compadre do presidente, Dario Morelli Filho.

Vavá, denunciado por tráfico de influência e exploração de prestígio, pode ter seu processo desmembrado e remetido à Justiça de São Paulo. O relatório da Polícia Federal sobre a Operação Xeque-Mate aponta que Vavá tentava “vender facilidades” dentro do governo, usando o nome de Lula, em troca de dinheiro. Mas a PF ressalta que o nome de Lula era usado à sua revelia.

Morelli foi denunciado por formação de quadrilha, exploração do jogo de azar, contrabando, falsidade ideológica e sonegação fiscal. O compadre do presidente é listado como sócio do chefe da máfia dos caça-níqueis, Nilton Servo, na exploração de máquinas caça-níqueis em Ilha Bela, São Paulo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Justiça Federal, em agosto começam os depoimentos dos acusados.

Revista Consultor Jurídico, 2 de julho de 2007, 19h58

Comentários de leitores

2 comentários

Rendeu apenas midia mais uma vez.

Bira (Industrial)

Rendeu apenas midia mais uma vez.

Que beleza, BRASIL, SIL, SIL, SIL, SIL!! LIV...

Manente (Advogado Autônomo)

Que beleza, BRASIL, SIL, SIL, SIL, SIL!! LIVRES, LEVES E SOLTOS !!!!!!!!!!!!!!!!

Comentários encerrados em 10/07/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.