Representante paulista

Toron toma posse na diretoria do Conselho Federal da OAB

Autor

30 de janeiro de 2007, 14h49

O advogado criminalista Alberto Zacharias Toron será o novo secretário-geral adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil. A posse está marcada para a próxima quinta-feira (2/2), um dia depois que o novo presidente da entidade, Cezar Britto, recebe o cargo das mãos de Roberto Busato. Representante de São Paulo na diretoria do Conselho Federal, Toron presidirá a 2ª Câmara, que julga processos disciplinares em grau de recurso.

Toron iniciou sua carreira em 1982, no escritório do atual ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Ele foi presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes durante dois anos (1995 e 1996) no governo de Mário Covas em São Paulo. Além disso, presidiu o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais no mesmo período.

O advogado passou a integrar o Conselho Federal depois de pareceres sobre o uso indevido de algemas e a reformulação da Lei dos Crimes Hediondos. Ambos foram acolhidos por unanimidade pelos conselheiros. Além disso, propôs a reintrodução da regra que permite ao advogado requerer o resumo de sua sustentação oral após a manifestação. A sugestão foi aceita pelo Conselho.

Toron ocupou também a vice-presidência da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, onde atuou em desagravos e contra abusos praticados contra os advogados.

No plano acadêmico, é mestre e doutor em Direito Penal pela USP. É especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha) e pós-graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal). Desde 1985 dá aulas na PUC de São Paulo. É ainda autor dos livros “Crimes Hediondos – O mito da repressão penal” e “Inviolabilidade Penal dos Vereadores”.

Em 2006, lançou em parceria com a advogada Alexandra Szafir o livro “Prerrogativas Profissionais do Advogado”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!