Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Representante paulista

Toron toma posse na diretoria do Conselho Federal da OAB

O advogado criminalista Alberto Zacharias Toron será o novo secretário-geral adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil. A posse está marcada para a próxima quinta-feira (2/2), um dia depois que o novo presidente da entidade, Cezar Britto, recebe o cargo das mãos de Roberto Busato. Representante de São Paulo na diretoria do Conselho Federal, Toron presidirá a 2ª Câmara, que julga processos disciplinares em grau de recurso.

Toron iniciou sua carreira em 1982, no escritório do atual ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Ele foi presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes durante dois anos (1995 e 1996) no governo de Mário Covas em São Paulo. Além disso, presidiu o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais no mesmo período.

O advogado passou a integrar o Conselho Federal depois de pareceres sobre o uso indevido de algemas e a reformulação da Lei dos Crimes Hediondos. Ambos foram acolhidos por unanimidade pelos conselheiros. Além disso, propôs a reintrodução da regra que permite ao advogado requerer o resumo de sua sustentação oral após a manifestação. A sugestão foi aceita pelo Conselho.

Toron ocupou também a vice-presidência da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, onde atuou em desagravos e contra abusos praticados contra os advogados.

No plano acadêmico, é mestre e doutor em Direito Penal pela USP. É especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha) e pós-graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal). Desde 1985 dá aulas na PUC de São Paulo. É ainda autor dos livros “Crimes Hediondos – O mito da repressão penal” e “Inviolabilidade Penal dos Vereadores”.

Em 2006, lançou em parceria com a advogada Alexandra Szafir o livro “Prerrogativas Profissionais do Advogado”.

Revista Consultor Jurídico, 30 de janeiro de 2007, 15h49

Comentários de leitores

5 comentários

Parabens meu caro Toron. Sucesso nesta empreita...

PAULO FRANCIS (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Parabens meu caro Toron. Sucesso nesta empreitada. julio brandao Marilia-SP

Boa escolha.

Francisco Lobo da Costa Ruiz - advocacia criminal (Advogado Autônomo - Criminal)

Boa escolha.

Os advogados e as advogadas de São Paulo não po...

GILDA FIGUEIREDO FERRAZ DE ANDRADE (Advogado Sócio de Escritório - Trabalhista)

Os advogados e as advogadas de São Paulo não poderiam estar melhor representados. Afinal, o Conselheiro Federal, atual Secretário-Geral Adjunto do E. Conselho Federal da OAB Nacional, Dr. Alberto Zacharias Toron é profissional brilhante, sério, leal e combativo. Amigo leal, advogado honrado, garoto alegre, simples,solidário e queridissimo, Dr. Toron representa sem dúvida alguma um dos expoentes de minha geração. Ganha a OAB , ganhamos todos. Alberto, aceite meu mais carinhoso beijo e abraço de muitas felicidades. Sua incondicional amiga, Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade. Advogada

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 07/02/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.