A dança do Direito

Sincronismo do sapateado é inspiração para escritórios

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29 de janeiro de 2007, 12h58

Michael Flatley, o maior dançarino de sapateado do mundo, quebra a rigidez com novos movimentos caracterizados por uma elegância pouco visto até então. Nomeado “Tesouro Vivo” pela National Geographic Society, listado no Guiness Book com o recorde mundial de 35 passos de sapateado por segundo e o principal protagonista do show Lord of the Dance, o grupo Riverdance tem levantado multidões e bate novos recordes de bilheteria.

Se não bastassem o talento e o currículo invejáveis, o artista também possui o dom da liderança. Ele comanda uma equipe de dançarinos de vários países, trabalha a logística e preocupa-se em orientar os membros em cada situação, pois sabe que o público quer conhecer não só Michael, mas todos componentes da companhia.

Diariamente, os mais de 50 bailarinos do grupo treinam individualmente os passos e ensaiam em equipe para corrigir as falhas. Toda a rotina é feita religiosamente, com o objetivo da apresentação ao público seja sempre impecável.

A inovação jurídica pode se aplicar muito bem a esse conceito. Quem faz esse show são advogados, estagiários, recepcionistas e funcionários da limpeza. Todos estão unidos para agradar uma só pessoa: aquele que o assiste.

A transparência na comunicação, o sincronismo do alto ao mais baixo escalão, a definição do objetivo e o trabalho de equipe, na qual o talento de cada membro que a compõe é utilizado, são alguns dos pontos que podemos relacionar o marketing jurídico com os bailarinos.

O Riverdance é um show sem palavras, inspirado por movimentos acelerados, na organização da dança, na ocupação do espaço do palco, ultrapassando os limites. O diferencial do show do grupo, comparado os demais eventos do mundo, é o sincronismo dos bailarinos.

O escritório que atingir o sincronismo e apresentar claramente a política de trabalho estará realizando um excelente espetáculo. As conseqüências desse esforço valerão bons comentários e ótimas lembranças para as pessoas.

Por meio do marketing jurídico, os escritórios alcançarão pontos importantes no mercado, tais como: organização dos funcionários e advogados, aparência do escritório (identidade visual), presença firme no mercado em vários lugares ao mesmo tempo (lembrança da marca) e diferencial jurídico (a especialidade).

Certamente, aqueles que fazem parte do espetáculo terão o orgulho de pertencer ao grupo. O Riverdance e o marketing jurídico possuem muitas semelhanças, pois ambos buscam, de alguma forma, inovar e fazer com que seu público acredite em seu potencial.

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