Méier e Madureira

Justiça Estadual do Rio de Janeiro ganha dois novos fóruns

Autor

15 de janeiro de 2007, 23h01

A Justiça Estadual do Rio de Janeiro vai ganhar novos prédios, na zona norte: Fórum Regional do Méier e Fórum Regional de Madureira. Essa é uma área de grande demanda processual, cerca de 100 mil ações. A cerimônia de inauguração acontece, nesta terça-feira (16/1), com a presença do desembargador Sérgio Cavalieri Filho, do corregedor-geral Luiz Zveiter e o novo governador do estado Sérgio Cabral Filho (PMDB).

O Fórum do Méier fica na Rua Aristides Cairo, nº 53. Ele tem área construída de 14,6 mil metros quadrados, que custaram R$ 21 milhões ao Tribunal de Justiça fluminense. No prédio, funcionarão as atuais quatro Varas Cíveis e mais três que serão instaladas no dia da inauguração, junto com a 4ª e a 5ª Varas de Família.

O edifício tem carceragem, cantina, salas para a Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Defensoria Pública, Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro e para cursos da Escola de Administração Judiciária. Para o local, também serão transferidos os Juizados Especiais Cível e Criminal. Ao final de 2006, o Fórum Regional do Méier registrou 46,3 mil processos em seu acervo, sendo cerca de 9 mil no Juizado Especial Cível.

O Fórum Regional de Madureira fica na Avenida Ernani Cardoso, nº 152. Nele, o TJ-RJ investiu cerca de R$ 16 milhões. Na ocasião, serão inauguradas as 4ª, 5ª e 6ª Varas Cíveis, além das 3ª e 4ª Varas de Família e de uma Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

No primeiro andar, serão instalados as salas da Defensoria Pública, do Ministério Público, Cartórios do Distribuidor, Partidor, Contador e os Juizados Especiais Cível e Criminal. No segundo pavimento ficarão as Varas de Família e as Varas Criminais. O terceiro andar será para a área de expansão, em caso de aumento da demanda. O Fórum Regional de Madureira, no ano passado, registrou um total de 45,7 mil ações em andamento.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!