Consultor Jurídico

Méier e Madureira

Justiça Estadual do Rio de Janeiro ganha dois novos fóruns

A Justiça Estadual do Rio de Janeiro vai ganhar novos prédios, na zona norte: Fórum Regional do Méier e Fórum Regional de Madureira. Essa é uma área de grande demanda processual, cerca de 100 mil ações. A cerimônia de inauguração acontece, nesta terça-feira (16/1), com a presença do desembargador Sérgio Cavalieri Filho, do corregedor-geral Luiz Zveiter e o novo governador do estado Sérgio Cabral Filho (PMDB).

O Fórum do Méier fica na Rua Aristides Cairo, nº 53. Ele tem área construída de 14,6 mil metros quadrados, que custaram R$ 21 milhões ao Tribunal de Justiça fluminense. No prédio, funcionarão as atuais quatro Varas Cíveis e mais três que serão instaladas no dia da inauguração, junto com a 4ª e a 5ª Varas de Família.

O edifício tem carceragem, cantina, salas para a Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Defensoria Pública, Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro e para cursos da Escola de Administração Judiciária. Para o local, também serão transferidos os Juizados Especiais Cível e Criminal. Ao final de 2006, o Fórum Regional do Méier registrou 46,3 mil processos em seu acervo, sendo cerca de 9 mil no Juizado Especial Cível.

O Fórum Regional de Madureira fica na Avenida Ernani Cardoso, nº 152. Nele, o TJ-RJ investiu cerca de R$ 16 milhões. Na ocasião, serão inauguradas as 4ª, 5ª e 6ª Varas Cíveis, além das 3ª e 4ª Varas de Família e de uma Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

No primeiro andar, serão instalados as salas da Defensoria Pública, do Ministério Público, Cartórios do Distribuidor, Partidor, Contador e os Juizados Especiais Cível e Criminal. No segundo pavimento ficarão as Varas de Família e as Varas Criminais. O terceiro andar será para a área de expansão, em caso de aumento da demanda. O Fórum Regional de Madureira, no ano passado, registrou um total de 45,7 mil ações em andamento.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 16 de janeiro de 2007, 0h01

Comentários de leitores

1 comentário

"O Fórum do Méier fica na Rua Aristides Cairo.....

José Carlos Guimarães (Jornalista)

"O Fórum do Méier fica na Rua Aristides Cairo... " Na verdade, o nome da rua é Aristides CAIRE. Sempre é bom ter atenção a nomes e números para que estejam certos. Atenciosamente, José Carlos

Comentários encerrados em 24/01/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.