Medida emergencial

MP vai apurar rompimento de barragens de mineradora

Autor

11 de janeiro de 2007, 23h01

Promotores dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro irão apurar as causas do rompimento de barragens da empresa mineradora Rio Pomba Cataguases. A comissão vai verificar as possíveis medidas emergenciais a serem adotadas, em Mirai, na Zona da Mata mineira.

O acidente provocou o derramamento de lama em áreas da cidade e deve atingir o estado do Rio de Janeiro. De acordo com a análise preliminar do Sistema Estadual de Meio Ambiente, a lama que invadiu a cidade de Miraí é composta apenas por água e argila e não é tóxica. Segundo informações da Fundação Estadual do Meio Ambiente, cerca de dois milhões de metros cúbicos de lama foram derramados. Mais de quatro mil moradores de Mirai estão desalojados e recebendo ajuda da Defesa Civil.

Nesta sexta-feira (12/1), os promotores de justiça de Minas Gerais agendaram vistoria e reunião com órgãos ambientais na cidade de Miraí. O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público mineiro, procurador de justiça Rodrigo Cançado Anaya Rojas, afirmou que “a situação é de calamidade”.

Uma portaria formalizando a parceria entre os dois Ministérios Públicos será assinada nos próximos dias.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!