Desaparecimento de militante

Juiz pede a prisão da ex-presidente da Argentina Isabelita Perón

Autor

12 de janeiro de 2007, 19h07

O juiz argentino Raúl Acosta expediu ordem de prisão contra a ex-presidente da Argentina, María Estela Martinez, viúva do general Juan Perón. Isabelita Perón, nome pelo qual é conhecida, reside atualmente em Madri. Ela é acusada de envolvimento com o desaparecimento de um militante de esquerda.

Raúl Acosta considera que o crime foi possível graças à assinatura de três decretos, em 1975, que permitia que as Forças Armadas aniquilassem “os elementos subversivos”, o que representa uma ação de terrorismo de estado. A informação é do Portal G1.

Agora, a Polícia espanhola está esperando que a Interpol envie o ofício para fazer a detenção da viúva. Depois, ela terá que comparecer na Audiência Nacional para tramitar sua extradição.

De acordo com a investigação, o jovem Héctor Aldo Fagetti Galego desapareceu em 25 de fevereiro de 1976, um mês antes do golpe militar que derrubou Isabelita. Ele foi visto pela última vez em 10 de março do mesmo ano.

Também são acusados pelo seqüestro e desaparecimento de Fagetti o ex-ministro do Trabalho Carlos Ruckauf; o ex-ministro da Economia Antonio Cafiero; o ex-chanceler Manuel Arauz Castex; o ex-ministro da Defesa Tomás Vottero; o ex-titular de Bem-estar Social Carlos Emery; e o ex-presidente do Senado Ítalo Luder.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!