Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Desvios de recursos

Raul Jungmann é denunciado por improbidade administrativa

O ex-ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Fernando Henrique Cardoso e atual deputado federal pelo PPS-PE, Raul Jungmann, e mais oito pessoas são alvos de uma ação por improbidade administrativa ajuizada pela Procuradoria da República no Distrito Federal.

O grupo é acusado de participar de um esquema de desvio de recursos públicos para pagamento de contratos de publicidade no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entre 1998 e 2002. Também são processadas as empresas RRN Comunicação e Marketing, Casablanca Comunicação e Artplan Comunicação.

Segundo o Ministério Público Federal, os contratos de publicidade firmados entre o Incra e as empresas Casablanca e Artplan causaram prejuízos de cerca de R$ 33 milhões aos cofres públicos. O esquema de desvio de verba acontecia, entre outras modalidades, por meio de subcontratações sucessivas e superfaturadas, sem qualquer procedimento licitatório ou fiscalização, segundo o MP.

De acordo com o MP, na prática, toda a parte de assessoria de imprensa dos contratos de publicidade era executada sem licitação pela RRN Comunicação, subcontratada pelas empresas Casablanca e Artplan. Por sua vez, a RRN também subcontratava outras empresas para prestar os serviços.

Entre os problemas encontrados pelo MPF estão termos aditivos irregulares, subcontratação de empresas fantasmas, compra de notas fiscais frias, pagamento por serviços não prestados, superfaturamento, entre outros.

Revista Consultor Jurídico, 11 de janeiro de 2007, 15h00

Comentários de leitores

10 comentários

O mínimo que se pode esperar do Deputado Jungma...

Luiz Porto (Advogado Assalariado - Empresarial)

O mínimo que se pode esperar do Deputado Jungmann é que use o mesmo remédio que sempre recomendou aos seus algozes anteriorrmente: renunciar e responder judicialmente. Cadeia para os corruptos!

Caro "olho vivo", somente fiz uma crítica a sua...

Paulo (Servidor)

Caro "olho vivo", somente fiz uma crítica a sua defesa infundada. Se for fazer comentarios com comparações absurdas é melhor não o fazer. Nós sabemos que a classe política brasileira esta embebecida do o óleo da corrupção só não vê quem não quer. O problema é a colheita das provas que na maioria da vezes há interferência do próprio investigado.

...é como macaco em loja de louça: tantas fez n...

Robespierre (Outros)

...é como macaco em loja de louça: tantas fez na cpi que agora vai provar do seu veneno. Ex-comunista é assim mesmo: acham que o Estado é terrível, dizem que não existe mais esquerda e direita e têm as espinhas dorsais excessivamente flexíveis.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 19/01/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.