Disputa de poder

Procurador acusado de tramar morte de colega pede HC

Autor

11 de janeiro de 2007, 19h09

O procurador-geral de Justiça licenciado do Amazonas, Vicente Augusto Cruz de Oliveira entrou, nesta quinta-feira (11/1) com pedido de liminar em Habeas Corpus no Superior Tribunal de Justiça para aguardar o julgamento em liberdade. Acusado de tramar a morte do também procurador Mauro Campbell Marques, Cruz está preso em seu gabinete na sede do Ministério Público, em Manaus.

O presidente do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, solicitou, com urgência, informações sobre o caso ao Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, que decretou a ordem de prisão preventiva contra Cruz. Pediu também a manifestação do Ministério Público Federal. Somente após a chegada dessas informações é que o pedido de liminar será analisado.

Campbell e Cruz são candidatos na eleição que vai escolher o novo chefe do Ministério Público, marcada para o próximo dia 15 de fevereiro. Entre seis candidatos, eles são os únicos procuradores. Os demais são promotores.

A Polícia Civil do Amazonas investigava ameaças de morte contra Mauro Campbell. A prisão de Vicente Cruz ocorreu na madrugada da última terça-feira (9/1), depois que policiais gravaram conversas por telefone entre o procurador licenciado, um pistoleiro e um intermediário supostamente contratados para executar o crime.

HC 74363

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!