Pedido de extradição

STF deve receber pedido de extradição de bispos nesta quinta

Autor

11 de janeiro de 2007, 16h13

O Supremo Tribunal Federal deve receber, nesta quinta-feira (11/1), o pedido de extradição de Estevam e Sônia Hernandes, fundadores da Igreja Renascer em Cristo. O pedido foi feito pelo juiz titular da 1ª Vara Criminal de São Paulo, Antônio Paulo Rossi. A informação é do portal Estadão.

O advogado do casal e presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, afirmou que entra nesta quinta-feira no Tribunal de Justiça com um pedido de Habeas Corpus para tentar derrubar a prisão preventiva. A defesa vai alegar que eles são primários, têm residência fixa e, por isso, têm o direito de responder ao processo em liberdade.

Na tarde de quarta-feira (10/1), o juiz Antônio Paulo Rossi acatou pedido feito por promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) depois que os bispos foram presos pela Polícia de Imigração americana ao tentar entrar em Miami com US$ 56,5 mil em dinheiro vivo — apesar de só ter declarado o limite permitido pela lei americana, de US$ 10 mil.

Os promotores do Gaeco usaram ofício enviado pela polícia americana detalhando a prisão no aeroporto para argumentar com o juiz que os bispos “demonstraram a reiteração da prática dos crimes” de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, pelos quais respondem no Brasil. “A situação de levar dinheiro não declarado para fora do país já integrava o teor da acusação que fizemos contra eles. Eles persistiram no crime”, afirma Arthur Lemos, promotor do Gaeco e autor do pedido.

O casal está detido em uma prisão federal da Flórida, nos Estados Unidos. Em nota, o consulado americano em São Paulo confirmou a informação: o casal da Igreja Renascer está atualmente detido no Federal Detention Center, em Miami, por motivos relacionados com sua situação junto ao Serviço de Imigração dos Estados Unidos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!