Mulher na presidência

Odete Bertasi toma posse no Iasp no dia 16 de janeiro

Autor

9 de janeiro de 2007, 16h05

Em 132 anos de história, é a primeira vez que o Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) elege uma mulher para ocupar a sua presidência. A advogada Maria Odete Duque Bertasi toma posse no cargo, no próximo dia 16 de janeiro (terça-feira), às 18h30, durante cerimônia que acontece na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco.

Odete diz que a sua chegada à presidência do Instituto é o marco do avanço conquistado pelas mulheres. Segundo ela, esse será um grande desafio para a sua carreira. “Mas me sinto preparada para enfrentá-lo”, assegura.

O Iasp foi criado para promover debates sobre teses jurídicas e para a difusão de estudos desenvolvidos para aperfeiçoar o sistema jurídico do país.

Odete afirma que entre as prioridades da sua gestão está o desenvolvimento de estudos sobre as mudanças processuais que foram sancionadas recentemente pelo presidente Lula, como a Súmula Vinculante, a Repercussão Geral e a informatização do processo judicial.

Ela diz que o que mais almeja para o período de sua gestão é que os associados se aproximem do Iasp. Para ela, a melhor forma de ampliar essa relação é através do site do Instituto. Odete entende que esse é um meio rápido e pode proporcionar a efetiva participação e troca de informação entre os associados e os dirigentes da entidade.

Além disso, a presidente eleita conta que vai trabalhar para retomar o curso preparatório para ingresso na magistratura e no Ministério Público. O Iasp já deu o curso e ela gostaria de oferecê-lo novamente. A criação de uma câmara de arbitragem própria também figura entre as principais propostas idealizadas pela presidente eleita.

Ela sucederá no cargo o criminalista Tales Castelo Branco. Berço da OAB, o Iasp tem entre seus associados juízes e integrantes do Ministério Público, além dos advogados.

A presidente eleita atua na Instituição há 15 anos. Está será a sua sexta participação na direção do Iasp. Especialista na área civil e em processo civil, ela é sócia há 25 anos do escritório Approbato Machado Advogados.

Além da presidente, foram eleitas a vice-presidente Ivete Senise e a diretora-secretária Josefina Santana Dias. O diretor-tesoureiro eleito é Euclydes José Marchi Mendonça e o diretor cultural, José Horácio Ribeiro. Um terço do conselho deliberativo do Iasp, ou seja, 14 dirigentes, assumem junto com a nova diretoria.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!