Consultor Jurídico

Comentários de leitores

39 comentários

Olá!Gostaria de saber como proceder para pedir ...

Kitt (Estudante de Direito)

Olá!Gostaria de saber como proceder para pedir a separação judicial via cartório neste caso:Fulana casada há 14 anos em regime de comunhão parcial de bens, saiu de sua residências há 3 meses,pedindo a separação ao marido. O que ela precisa fazer agora? Poderá dar entrada no cartório, ou é necessário esperar algum prazo para dar entrada na separação. E em relação a separação de corpos? É necessário preencher e registrar algum documento? Onde e como ? Desde j´agradeço sua orientação. Grata

Goataria de saber sobre uma partilha de um imov...

grazzy (Bancário)

Goataria de saber sobre uma partilha de um imovel,cuja a siruação é a seguinte:em união estável um casal constroi uma casa no terreno que o homem adquiriu,mas põe a escritiura no nome da mulher,vivem juntos por 5anos e depois de estarem separados a mulher vende o imovel sem o consentimento do homem ,e não quer dividir o valor recebido,dessa união possuem uma filha de 4 anos,o homem tem direito a metade do bem?Se ele quiser requerer seus direitos sobre esse imovel como tem que proceder já que o imovel ja foi vendido e não estava em seu nome?Obrigada novamente e aguardo ansiosa essas respostas.

Bom dia,gostaria de saber sobre divorcio a dist...

grazzy (Bancário)

Bom dia,gostaria de saber sobre divorcio a distancia,nesse caso a mulher mora em outro estado,e já estão separados a mais de 10 anos,possuem dois filhos um de 18 e uma de 15, o homem deseja entrar com pedido de divorcio já que já contraiu união estável com outra mulher a mais de 6 anos.Quais procedimentos,pode ser dada a entrada no processo aqui mesmo no seu estado de resedeidência ou ele tem que ir na cidade da ex-mulher?Não há bens para serem divididos.Aguardo resposta e muitíssimo obrigada.

Gostaría de saber como deve proceder para acele...

Idaína (Funcionário público)

Gostaría de saber como deve proceder para acelerar o processo de divórcio, no caso daqueles que já deram entratada no processo e só estão esperando a decisão final, que normalmente demora 1 ano. Tem como anular o processo e obter o divórcio direto, para que seja consedido em até 15 dias, segundo a nova lei do divórcio?

Olá, sou estudante de Direito e gostaria de sab...

Fabão (Estudante de Direito)

Olá, sou estudante de Direito e gostaria de saber se por ex: Um Casal separa há 15 anos mas não separa pelo papel, logo a mulher morrer e deixa herança. Tem como alegar ou provar que ja estavam separados antes da morte da mulher há mais de 10 anos e assim fazer o divórcio para que a herança 50% fiquem com os filhos legítimos contraidos com o casamento assim evitando que uma boa parte vá para o filho do pai após a separação?

gostaria de saber como efetivar o divórcio de e...

Jandra Ribeiro de Souza (Vendedor)

gostaria de saber como efetivar o divórcio de em presidiário,e a outra parte não tem domicílio conhecido

Sou casada sob o regime parcial de bens e gosta...

Marta (Assessor Técnico)

Sou casada sob o regime parcial de bens e gostaria de saber se é possível fazer a partilha de bens sem separação, de comum acordo. Em caso positivo, como devo proceder? Atenciosamente, Marta.

Duvida: Quanto tempo demora para sair o divórci...

Athayde100 (Outro)

Duvida: Quanto tempo demora para sair o divórcio? Tem como acelerar esse processo? Por favor respondam isso para mim? Preciso dessas informações! Obrigado.

Duvida: Quanto tempo demora para sair o divorci...

Robereta (Outros)

Duvida: Quanto tempo demora para sair o divorcio definitivamente e poder casar novamente?

Dr. André, sempre lúcido, apresenta vários aspe...

Sérgio (Advogado Associado a Escritório)

Dr. André, sempre lúcido, apresenta vários aspectos práticos da Lei 11.441/07. Parabéns.

Dúvida: se o arrolamento já está na fase final ...

Evelyn (Outros)

Dúvida: se o arrolamento já está na fase final e percebeu-se alguns erros, pode-se desistir do processo judicial e partir para o arrolamento extrajudicial?

ESTOU COM UM INVENTARIO PRA FAZER EM CARTORIO M...

helo (Advogado Autônomo)

ESTOU COM UM INVENTARIO PRA FAZER EM CARTORIO MAIS NÃO SEI O PROCEDIMENTO. COMO DEVO FAZER? DEVO FAZER UMA PETIÇÃO? ENDEREÇADA A QUEM? COMO DEVERA SER O CABEÇALHO? JA AGRADEÇO PELA AJUDA.

Com o advento da Lei 11441/2007, possibilitando...

Tom (Advogado Autônomo - Família)

Com o advento da Lei 11441/2007, possibilitando a separação consensual extrajudicial, gostaria de saber como fica a interpretação do art. 2º, inciso I, da Instrução Normativa 488, de 30 de dezembro de 2004. Se ficar estipulada, no acordo extrajudical, pensão alimentícia para filho maior de 18 anos, estudante, teria necessidade de homologação judicial, já que o intuito da lei é desafogar o Judiciário? Qual a melhor forma de se resguardar para evitar problemas futuros? Agradeço a ajuda, Antônio Carlos

Boa tarde ! gostaria de obter ajuda da verdade ...

neni (Estudante de Direito)

Boa tarde ! gostaria de obter ajuda da verdade uma orientação se possivél enviada via email ! sou casada a 14 anos comunhão parcial de bens, desta união naõ se tem filhos em caso de um divorcio como fica posso pedir pensão? os bens adqueridos pois o casamento ? Obrigada, fico no aguardo de uma resposta

Boa noite a todos. Quero saber sobre a nova ...

Rosane (Advogado Autônomo)

Boa noite a todos. Quero saber sobre a nova Lei que alterou o Código Civil relativa ao Direito de Família. Se um dos cônjuges(o chamarei de A) morar em um país e o outro cônjuge (o chamarei de B) morar em outro país e o casamento foi celebrado no Brasil. O cônjuge "A" abandonou a cônjuge "B" e está morando em local incerto e não sabido. Ocorre que a cônjuge "B" quer a Separação ou o Divórcio, o que terá que ocorrer em conformidade com as Leis Brasileiras. Seria Possível ser feita a Separação por procuração perante o Cartório Notarial??? Como ficaria a situação do cônjuge "A" que não tem como ser encontrado e, menos ainda, como exteriorar sua vontade de separar-se de "B", seja por procuração ou pessoalmente?? Será necessário a Separação por via Judicial neste caso?? Ou será necessário pleitear a Declaração Judicial de Ausência? Obrigada, desde já, pela oportunidade conferida pelo site e pela posterior resposta. Rosane.

Em caso de já haver separação judicial homologa...

Paula (Advogado Autônomo)

Em caso de já haver separação judicial homologada e se quiser após o decurso do tempo necessário se converter em divórcio (consensualtambém), como proceder?

Olá! Será que poderei obter meu divórcio em ca...

rendutra (Funcionário público)

Olá! Será que poderei obter meu divórcio em cartório considerando que já foi decidido judicialmente. No meu caso foi a separação consensua, não temos filhos nem bens a partilhar e fará um ano em maio. Quanto tempo tenho que esperar para dar entrada no cartório e em quanto tempo sai a homologação. Agradeço, desde já.

Qual o valor de honorarios que devo pagar, na s...

geen5 (Estagiário)

Qual o valor de honorarios que devo pagar, na separação só recebi dois imoveis, e agora o advogado quer 20% do valor imobiliario do imovel, quanto devo pagar pois ele nunca quiz fazer contrato;e me dizia que o valor seria o da tabela da OAB que me mostraria no final, só que agora ele quer que eu assine o contrato de 20% do valor imobiliario do imovel e quer que eu venda.

Olá Dr.gostaria de tirar algumas duvidas que fi...

Rose (Contabilista)

Olá Dr.gostaria de tirar algumas duvidas que ficou apos eu ler a reportagem, sou separada a 6 meses, e agora no mes de fevereiro saiu a udiencia de cociliação para a separação judicial, gostaria de saber se eu e meu ex marido temos que esperar igual passar os dois anos para entrar com pedido de divorcio uma vez que ja separamos tudo consesualmente e nao tivemos filho? e gostaria de saber tbm que agora estou com um novo namorado, e estamos pensando em ter um filho, como nao estou divorciada e ainda levo o sobrenome do meu ex, se eu engravidar na hora que eu for registrar meu filho no registro o meu nome ira constar o sobrenome dele mesmo ja estando separada judicialmente?? Obrigada desde ja.

Olá, Muito esclarecedor. O artigo irá me ajuda...

Andreia (Bancário)

Olá, Muito esclarecedor. O artigo irá me ajudar muito. Porém,toda a vez que leio algo sobre o assunto, sempre fico em dúvida sobre a seguinte questão: sou separada consensualmente, a partilha já foi feita e temos um filho de 12 anos. Já decidimos com quem ficará a guarda do nosso filho, o vontade do meu filho está sendo considerada. Temos certeza que nada mudará até podermos nos divorciar. Será que poderei obter meu divórcio em cartório considerando que já foi decidido judicialmente com quem a guarda ficará? Ou teremos, mesmo com tudo decidido, dar entrada em nosso pedido de divórcio em uma vara de família?

Comentar

Comentários encerrados em 15/01/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.