Consultor Jurídico

Notícias

Volta para casa

EUA deporta idoso que teria sido guarda de campo nazista

Comentários de leitores

9 comentários

Cumpriram ordens de superiores apesar de atitud...

avante brasil (Outros)

Cumpriram ordens de superiores apesar de atitudes indignas e cruéis.Na minha opinião já carregam o sentimento de culpa daquilo que eram obrigados a fazer.Hitler felizmente, já padece em outras esferas espirituais do todo ato perverso e insano que cometeu.

Alô José Carlos Portella Jr , Inicio inform...

A.G. Moreira (Consultor)

Alô José Carlos Portella Jr , Inicio informando, que não sou nazista, alemão,nem judeu, cigano e nem pertenço à raça negra, que foi o povo mais atingido pela matança histórica, muito embora, as estórias escritas, pelos judeus, não só exageraram na quantidade hebraica sacrificada, como esqueceram, por egoímo, discriminação e absoluta falta de respeito para com as outras raças, de informar que os judeus representaram a minoria das 3 raças sacrificadas. Não obstante, o mundo inteiro , só ficou com dó dos judeus, porque foram os únicos que tiveram e têm poder para exigir e cobrar indenizações financeiras e reparos morais, das gerações futuras alemãs (até hoje), os crimes que aquele governo cometeu . Para os ciganos e negros, não houve justiça, nem reparação alguma ! Ao londo das últimas décadas e até hoje, os judeus , junto com os americanos, têm assassinado um sem número de gente inocente de todas as faixas etárias, invadem e destroem países,com a desculpa, simples, de que estão usando a força , em legítima defeza , tentando atingir, os seus inimigos . E o que fazem a ONU e as nações ? : Nada. - Afinal os judeus são ricos e têm muito poder, como aliados americanos ! Assim, quando é judeu que morre, é um crime hitórico e irreparável, mas quando é o judeu que mata, trata-se de legítima defeza !!! Isto posto, é oportuno esclarecer que, também, não sou árabe ! Apenas acompanho, com atenção, a história da humanidade, me inconformando com a INJUSTIÇA dos homens ! Quanto ao nazismo ser proibido pelas nações (para agradar os judeus), acho isso, altamente hipócrita ! Como acho que o fascismo, stalinismo ou qualquer tendência ideológica, deve ser livre, enquanto se exigir democracia . O que todos têm é de respeitar o ser humano, os seus direitos e as leis que regem a todos . Nada mais .

O que os romanos fizeram em suas colônias obvia...

José Carlos Portella Jr (Advogado Autônomo - Criminal)

O que os romanos fizeram em suas colônias obviamente também deve ser considerado crime. Você me viu dizer que não? O que ocorre é que, até onde eu sei, nenhum romano daquela época está vivo ainda para prestar contas de seus atos à Justiça.

Ademais, não entendi o porquê de seu espanto qu...

José Carlos Portella Jr (Advogado Autônomo - Criminal)

Ademais, não entendi o porquê de seu espanto quando "julguei e condendei" os atos nazistas. Todos nós (aqueles que realmente compartilham de valores éticos universais) condenamos o nazismo e aqueles que o seguiram. Pelo visto, você sabe o que é ética, responsabilidade e julgamento. Como sei o que é, sempre me levantarei contra pessoas que ainda hoje querem, de alguma forma, justificar os crimes cometidos pelos nazistas e colaboradores. É um imperativo moral. A verdade é que não há justificativa racional e legítima! Qual seria a "desculpa" para quem confina, tortura e mata milhões de seres humanos? Não há desulpa hoje e não ouve desculpa no passado. Será que os juízes e intelectuais nazistas não sabiam o que estavam fazendo? Ah, só se não eram seres humanos. Todo o tipo de barbárie ocorreu na Alemanha nazista e qualquer pessoa, minimamente educada e civilizada, jamais diria que tudo aquilo era normal. Ah, apenas você.

A.G. Moreira, não acolho a idéia da culpabilida...

José Carlos Portella Jr (Advogado Autônomo - Criminal)

A.G. Moreira, não acolho a idéia da culpabilidade coletiva ("onde todos são culpados, ninguém é culpado"). Não é isso que defendo. Não é o caso de se punir aquele cidadão médio (operário, semi-analfabeto) que apenas ouvia os discursos de Hitler e se empolgava com eles. Mas tratando-se de crime (como é o caso da notícia), deve ser apaurada a responsabilidade penal individualmente. Aqueles que ajudaram a matar mais de 6 milhões de pessoas (incluindo os chefes dos campos de concentração, juízes, padres, diretores de empresas privadas que forneciam o gás mortal, militares e políticos) não podem se safar com a desculpa ignóbil de que se tratava de "mero erro que a História deveria julgar". É esse pensamento que permitiu que outros genocídios e regimes totalitários voltassem a ocorrer no planeta. O mesmo raciocínio deve então ser aplicado ao Camboja, Timor Leste, Congo, Ruanda, Serra Leoa, África do Sul, ex-Iugoslávia e ao Iraque? Todos que participaram desses crimes não devem prestar conta à Justiça por seus atos? O que cabe às vítimas e aos familiares? Apenas chorar? O que resta à Humanidade? Apenas lamentar a perda de milhões de seres humanos? Se à História cabe cobrar a responsabilidade política dos atos praticados pelas gerações antecedentes, à Justiça (ainda bem que hoje temos o TPI) cabe cobrar a responsabilidade penal individual de cada um que tenha colaborado efetivamente para o extermínio de seres humanos. Faça um grande favor, leia as obras de Hannah Arendt e Tzvetan Todorov e depois veja se mantém esse seu raciocínio relativista.

José Carlos Portella Jr (Criminal - - ) Deu...

A.G. Moreira (Consultor)

José Carlos Portella Jr (Criminal - - ) Deus nos livre da sua pessoa ter poderes de julgar e condenar ! ! ! Se o seu juízo fosse levado à risca, não haveria um,único, cidadão alemão (contemporâneo), que , de algum modo, não tenha servido ao governo nazista, ( nem que fosse pagando tributos e impostos que deram suporte ao regime ). Destarte, a nação alemã deveria ser exterminada , segundo o seu entendimento !!! É muito fácil julgar e condenar, hoje, acontecimentos históricos . O que os romanos , durantes longo tempo, fizeram ao mundo , foi menos criminoso do que o hitler ? ? ?

Naturalmente muitos foram os crimes de guerra e...

José Carlos Portella Jr (Advogado Autônomo - Criminal)

Naturalmente muitos foram os crimes de guerra e contra a humanidade praticados pelos americanos, mas um crime não apaga o outro. O nazismo não pode ser jamais considerado "uma escolha errada". O nazismo representa o que há de pior no mundo e por isso todos que tenham o seguido e cometido atos bárbaros em seu nome merecem prestar contas à Justiça. Não há justificativa plausível para quem cometeu crimes em nome do nazismo. Nem a "obediência hierárquica" e tampouco a "ingenuidade" podem servir de escusas para esses criminosos bárbaros. Somos seres racionais, que julgam antes de agir. Quem cometeu crimes em nome do nazismo sabia muito bem o que estava fazendo. Portanto, merece ser punido.

É , caro "Olho Vivo" , os americanos e o mundo ...

A.G. Moreira (Consultor)

É , caro "Olho Vivo" , os americanos e o mundo hipócrita, continúam atormentando velhinhos, que, na sua juventude, inadvertidamente, seguiram um líder errado . Imagine se Deus condenar ao Inferno todo o ser humano que se iludiu e errou na sua juventude !!! Agora, os "assassinos" americanos, comandados por um líder nefasto e perturbado mental, podem acusar e condenar alguém ? ? ?

A reportagem não informou se a juíza ficou rubo...

olhovivo (Outros)

A reportagem não informou se a juíza ficou ruborizada, haja vista o campo de concentração de Guantanamo que os dirigentes de seu país, em pleno século 21, mantêm funcionando a todo o vapor, além das prisões ilegais e torturas em várias bases americanas por todo o planeta. Haja óleo de peroba.

Comentar

Comentários encerrados em 15/01/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.