Consultor Jurídico

Rider Nogueira toma posse na presidência do TST na sexta

28 de fevereiro de 2007, 0h02

Por Redação ConJur

imprimir

Os ministros Rider Nogueira de Brito, Milton de Moura França e João Oreste Dalazen tomam posse, nesta sexta-feira (2/3), às 18h, como presidente, vice e corregedor-geral do Tribunal Superior do Trabalho para o biênio 2007/2009.

A eleição da nova direção ocorreu, por unanimidade de votos, no dia 8 de fevereiro, em sessão extraordinária do Pleno, um dia após a publicação da aposentadoria do ministro Ronaldo Leal, que presidiu o tribunal de abril de 2006 a fevereiro de 2007.

Perfil dos ministros

Natural do município paraense de Óbidos (PA), Rider Nogueira de Brito formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará e ingressou na Justiça do Trabalho em 1968, após aprovação em concurso público.

Atuou como professor universitário e, a partir de 1985, passou a integrar o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá), onde ocupou os cargos de presidente e corregedor regional (1990/92). Desde dezembro de 1995, atua como ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho.

O vice-presidente eleito do TST, Milton de Moura França, nasceu em Cunha (SP) e formou-se bacharel em Direito pela Universidade de Taubaté (SP). Atuou na advocacia e como procurador autárquico do estado de São Paulo. Foi aprovado em concurso de provas e títulos para procurador do Estado de São Paulo.

Ingressou na Justiça do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), em junho de 1975, e presidiu a então Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Guaratinguetá (1979), onde foi seu primeiro juiz presidente. Passou a integrar o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

(Campinas-SP) em junho de 1987. A partir de agosto de 1996, passou a integrar o TST, onde preside a 4ª Turma.

João Oreste Dalazen é natural do município de Getúlio Vargas (RS) e é graduado e pós-graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Foi procurador da Caixa Econômica Federal e promotor de Justiça substituto.

Ingressou na Justiça do Trabalho, em dezembro de 1980, e presidiu JCJs de Maringá, Guarapuava e Curitiba. Empossado no TST em julho de 1996, preside até o momento a 1ª Turma. É professor universitário e, atualmente, leciona na Universidade de Brasília (UnB).