Desculpa descartada

Atestado médico de advogado não livra empresa de revelia

Autor

28 de fevereiro de 2007, 11h04

Apresentação de atestado para justificar ausência de advogado em audiência não livra empresa de revelia. O entendimento é da 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. Os ministros negaram o Agravo de Instrumento da Sociedade Porvir Científico Centro Educacional La Salle, do Rio Grande do Sul, condenada à revelia em ação trabalhista por não comparecer à audiência em que deveria apresentar sua defesa. O relator foi o ministro Lélio Bentes Corrêa.

A audiência da reclamação trabalhista movida por um ex-funcionário do La Salle foi marcada para 11 de abril de 2000. As partes foram notificadas, mas nenhum representante do La Salle — nem o preposto nem o advogado — compareceu. No dia seguinte, a instituição de ensino protocolou petição justificando sua ausência: o advogado ingeriu medicamentos que o deixaram em sono profundo. Junto à petição, apresentou atestado de um psicólogo e um psicanalista confirmando que o advogado fazia uso de medicamentos antidepressivos e hipnóticos.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul), no julgamento do Recurso Ordinário, confirmou a revelia. Os juízes afirmaram que o advogado, como já sabia dos efeitos do tratamento médico, “deveria ter tomado as precauções necessárias para que eventos como o ocorrido não viessem a prejudicar seus clientes”.

A segunda instância entendeu que o fato não poderia ser analisado como um “acidente ou caso fortuito”. Além disso, o próprio atestado médico concluiu que a medicação utilizada não tinha os efeitos alegados.

No recurso ao TST, o La Salle insistiu na tese de que demonstrou sua intenção de se defender em juízo. Lélio Bentes não acolheu o argumento. “Não se pode admitir que atestado relativo ao advogado possa justificar a ausência do preposto da empresa em audiência à qual deveria comparecer”, afirma o relator. “Assim, mostra-se irreparável a decisão por meio da qual o TRT considerou a reclamada revel”, concluiu.

AIRR 131.613/2004-900-04-00.7

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!