Liberdade de expressão

Irritado com repórter, Chávez volta a criticar jornal O Globo

Autor

26 de fevereiro de 2007, 16h46

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, novamente fez duras críticas ao jornal O Globo durante entrevista coletiva neste sábado (24/2). Chávez ficou irritado com uma pergunta do repórter Pablo López Guelli, do site G1, portal das organizações Globo. Em visita ao Rio, em janeiro, ele já havia criticado o jornal.

O jornalista questionou o presidente venezuelano sobre um processo judicial contra o humorista Laureano Márquez, que foi condenado a pagar US$ 19,6 mil (cerca de R$ 40 mil) por ter publicado um editorial no jornal Tal Caul em que citava a filha de nove anos de Chávez. O jornalista perguntou ainda sobre a decisão do governo em não renovar a concessão da oposicionista Radio Caracas Television (RCTV), uma das mais antigas do país.

“Você é bem-vindo aqui como cidadão sul-americano, mas O Globo não é bem-vindo. É uma cadeia cujos proprietários são a pior espécie da extrema-direita, e é bom que o povo venezuelano saiba disso. Há anos, eles atuam contra a integridade da Venezuela, do povo venezuelano e contra mim. Eles estão tentando sabotar minha integração com o Brasil. São oligarquias. Eu espero que você não seja indigno de sabotar minha integração com o Brasil. Caso contrário, você estará sendo indigno de ser brasileiro”, disse Chávez ao repórter.

Para Chávez, há democracia na Venezuela e o seu governo não limita a liberdade de expressão. “Aqui tem liberdade de expressão até em excesso, tal e qual Lula me disse uma vez”, afirmou o presidente

Sobre a condenação do comediante, Chávez respondeu que foi uma decisão judicial “com a qual eu não tenho nada a ver, absolutamente nada a ver. Tentaram superdimensionar uma multa”.

Já sobre RCTV, o presidente afirmou: “Que posso responder se é uma atribuição legal e legítima do governo dar ou não concessão a um canal de televisão? Isso não deve ser explicado”.

Após as respostas, Chávez atacou o repórter e, de novo, a Globo. “Não vou opinar mais sobre este assunto, que tem a ver com a soberania dos poderes na Venezuela. Você está entrando em algo que é sagrado: a soberania deste país.”

Chávez disse ainda que sabia que o jornalista foi à Venezuela cumprir instruções de seus chefes. “Experimente escrever algo que seus chefes não gostem para ver se eles não te demitem imediatamente. Uma ditadura é o que há em meios de comunicação como O Globo.”

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!