Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Controle virtual

Europa quer criar leis para identificar usuários da internet

A Europa quer tomar a dianteira mundial em criar leis para identificar exatamente quem são os usuários da internet, quantos e-mails têm, se criaram e-mails falsos e quantas contas de internet mantêm. As informações são do site Findlaw.

A Alemanha e a Holanda encabeçam a iniciativa, ora elaborando leis para que as empresas telefônicas criem bases de dados de seus clientes. A intenção é identificar quando e para quem essas pessoas fazem suas ligações e enviam e-mails.

“Isso terá um impacto muito grande. A Europa tem uma longa tradição de lutas por liberdades individuais e jamais o povo aceitará essas regulações impostas”, avalia Graham Cluley, consultor londrino da empresa Sophos.

A União Européia já determinou que em 2009 termina o prazo para a concretização da chamada Diretriz de Detenção de Dados, que tornará lei a manutenção de todos os registros detalhados de ligações telefônicas e e-mails. Hoje, sistemas de e-mails gratuitos, como o Gmail da Google Inc. e o Hotmail da Microsoft Corp. só requerem o nome e a senha do usuário para tornar o e-mail ativo.

O ministro da Economia da Holanda, segundo seu porta-voz, Edwin van Scherrenburg, quer a medida do banco de dados detalhado já implantada em 18 meses. A Alemanha quer tudo pronto em seis meses.

Revista Consultor Jurídico, 26 de fevereiro de 2007, 14h07

Comentários de leitores

1 comentário

Os foruns politicos simplesmente deixariam de e...

Bira (Industrial)

Os foruns politicos simplesmente deixariam de existir e voltariamos as pichações.

Comentários encerrados em 06/03/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.