Voto em rede

Na Estônia, eleitores poderão votar pela internet

Autor

22 de fevereiro de 2007, 17h51

A Estônia pretende se tornar o primeiro pais do mundo a permitir a votação pela Internet, na eleição parlamentar de 4 de março. O país báltico, que investiu fortemente em tecnologia desde que se desligou da União Soviética, em 1991, já havia permitido a votação pela Internet de forma limitada numa eleição local em 2005.

Nesta semana, houve um teste nacional, com dez animais sendo candidatos a “rei da floresta”. “É difícil dizer quantas pessoas poderiam votar (pela Internet), mas 3.925 pessoas usaram o sistema na semana passada, quando usamos diferentes cenários eleitorais para escolher o rei da floresta”, disse Arne Koitmae, da comissão eleitoral.

Esta não é a primeira vez que o sistema é utilizado no país, dado que cerca de 10 mil pessoas votaram pela internet nas eleições locais de 2005. Especialistas em informática do país acreditam que dos 940 mil eleitores recenseados, entre 20 mil a 40 mil vão aderir ao novo método.

Para votar pela internet o eleitor terá de colocar seu RG, que na Estônia vem com um chip, num leitor acoplado ao computador. Em seguida digitará duas senhas. A votação pela rede será feita entre os dias 26 e 28 de fevereiro e a apuração dos votos no dia 4 de março.

Os estonianos têm tradição na Internet. Eles ajudaram a desenvolver o sistema de telefonia Skype, que tem na Estônia uma importante base européia das suas operações. Os dois principais partidos da atual coalizão, o Reforma (centro-direita, do premiê Andrus Ansip) e do Centro (centro-esquerda) são os favoritos nas eleições.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!