Consultor Jurídico

Futuro dos juízes

Comissão estudará previdência complementar na Justiça Federal

O Conselho da Justiça Federal vai criar uma comissão para elaborar o sistema previdenciário complementar do Poder Judiciário. A proposta foi apresentada pela Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e aprovada durante reunião do CJF, na última quinta-feira (15/2). Na mesma sessão, os conselheiros decidiram organizar um seminário para debater a questão da previdência complementar para juízes, com a participação de diversas instituições, entidades de classe e especialistas da área.

O presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, afirmou que a proposta da Ajufe é pertinente e oportuna, uma vez que a questão é urgente. “É um problema muito relevante, porque diz respeito ao próprio futuro e à subsistência da Justiça Federal e dos magistrados”, declarou.

O seminário deve acontecer na segunda semana de abril. Será organizado pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho, com a participação da Ajufe. Entre os convidados, representantes dos demais órgãos do Judiciário, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, do Ministério Público da União, do Executivo e do Legislativo, além das entidades de previdência privada e de empresas estatais e sociedades de economia mista com experiência bem sucedidas na área.

Os resultados do seminário, que estava pré-agendado por orientação do coordenador geral da Justiça Federal, ministro Fernando Gonçalves, serão usados como elementos para subsidiar o grupo de trabalho que vai propor um anteprojeto de lei disciplinando a matéria. Um estudo sobre previdência complementar para juízes e servidores da Justiça Federal feito pela administração anterior do CJF também será encaminhado ao grupo de trabalho.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 20 de fevereiro de 2007, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 28/02/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.