Consultor Jurídico

Machado, Meyer fez 24 fusões e aquisições em 2006

15 de fevereiro de 2007, 16h32

Por Lilian Matsuura

imprimir

O Machado, Meyer, Sendacz e Opice prestou assessoria jurídica em 24 fusões e aquisições em 2006. Ao todo, os negócios movimentaram US$ 6,8 bilhões. A boa atuação rendeu o 1º lugar, entre as bancas brasileiras, no ranking de fusões e aquisições fechadas na América Latina, de acordo com a publicação britânica Thomson Financial. No ranking geral, o Machado, Meyer ficou em 9º lugar. Se consideradas apenas as fusões e aquisições anunciadas, o escritório ocupa o 20º lugar na lista dos latino-americanos e a segunda banca brasileira.

No período da pesquisa, a banca foi responsável pela assessoria jurídica da venda de participações societárias em cinco linhas de transmissão da Schahin para a Cemig, o ingresso do novo sócio no Grupo Abril, a venda de parte da Parmalat para a Perdigão, a venda do Banco Pactual para o UBS e a privatização da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). Além disso, a venda de 60% de um terminal de cargas do Porto de Santos.

Melhores na área tributária

Pelo sexto ano consecutivo, o Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados alcança a primeira colocação na eleição dos melhores escritórios brasileiros na área tributária, conforme a publicação Chambers Global Guide. A editora inglesa Chambers and Partners elege anualmente as melhores bancas por área em 175 países. A pesquisa foi feita com as maiores empresas atuantes no Brasil, que votam nos advogados e nos escritórios. A firma também desponta em primeiro lugar no setor de energia e recursos naturais.

Relações virtuais

O especialista em Direito Eletrônico Renato Opice Blum foi convidado para coordenar o curso de MBA de Direito Tecnológico da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap). O objetivo do curso é estudar as relações que se estabelecem com as operações virtuais e encontrar soluções jurídicas, periciais, consultivas e processuais da era eletrônica. O início do curso está marcado para março. Mais informações: www.fiap.com.br.

Atendimento nacional

Para agilizar o pagamento de indenizações às famílias das vítimas do acidente que aconteceu em setembro, a Gol Linhas Aéreas contratou a Canal.Net Advogados em Rede. A rede conta com 78 escritórios e 450 advogados espalhados por todo o território brasileiro. O responsável pelo atendimento da empresa é o advogado Fábio Picarelli. Segundo ele, se a Gol decidisse contratar um escritório em cada estado para atender as vítimas o processo seria muito mais lento. Até agora, cinco processos foram iniciados: três em Manaus e dois em Minas Gerais.

Direito Aeronáutico

A advogada Glenda Romano, que conduziu o processo de reestruturação da Varig, é a mais nova sócia do Emerenciano, Baggio e Associados – Advogados. Ela vai implantar e dirigir a área de Direito Aeronáutico da banca. Em breve, litígios e consultoria no setor de aviação e transporte aéreo de passageiros e cargas terão mais uma opção de defesa. Glenda tem 30 anos de experiência no segmento aeronáutico. É graduada pela Universidade Federal de Goiás e tem três MBA: em Business, em Direito Empresarial e em Direito da Economia e da Empresa.

Filial nordestina

O Moraes Navarro e Iida Advogados Associados acaba de abrir uma filial em João Pessoa, na Paraíba, sob responsabilidade da advogada Taiane Lobato de Castro. O escritório tem sede em São Paulo e outra filial no Rio de Janeiro. Nascido em 2003, é comandado pelas especialistas em Direito Empresarial Ana Carolina de Moraes Navarro e Elza Megumi Iida. Ana Carolina fica com as áreas tributária, cível, imobiliária, consumidor e contratos. Iida se concentra nas recuperações judiciais e no setor comercial.

Demanda trabalhista

O escritório José Oswaldo Corrêa conhecido pela sua atuação em Direito Tributário ampliou o seu campo de trabalho. Para atender a demanda de empresas na área de Direito Trabalhista, contratou dez novos advogados e ampliou o escritório, que agora ocupa dois andares do prédio onde está localizado, no Rio de Janeiro. Átila Ribeiro Mello é o coordenador do novo setor da banca.

Gestão inteligente

Um sistema de gestão de arquivos, físicos e digitais, pode acabar com as montanhas de papéis, processos e documentos empilhados nas prateleiras e armários dos escritórios. A empresa Megafiles – Gestão Inteligente de Arquivos trabalha para digitalizar todos os documentos, organizar o acervo, eliminar documentos vencidos e catalogar os papéis. Os documentos em papel não ficam mais no escritório. Eles podem ser acessados online, independente do local de trabalho.

Escritórios batem bola

Advogados e advogadas de mais de 30 escritórios vão se enfrentar nos finais de semana de março a novembro para disputar a Liga Jurídica. O evento esportivo que existe desde 2000 é dividido entre as modalidades: futebol de campo e futebol society, masculino e feminino. O campeonato foi idealizado para integrar os profissionais de diferentes bancas, gerar novos encontros e reencontros. As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro. O site Liga Jurídica traz mais informações sobre o campeonato. Quem preferir pode ligar para (11) 3721-9945.

Informações alteradas em 15/2, às 18h40.