Mercado de açúcar

Oferta hostil da Cosan para comprar Vale do Rosário cai por terra

Autor

14 de fevereiro de 2007, 13h20

Os acionistas minoritários da Companhia Açucareira Vale do Rosário vão exercer o direito de preferência na compra de ações da empresa. A Cosan, sua maior concorrente e que fez uma oferta hostil para a compra da companhia, ficou a ver navios. Agora, esses sócios pretendem dar seguimento ao projeto de fusão da Vale do Rosário com a Companhia Energética Santa Elisa. O negócio vai formar a segunda maior produtora mundial de açúcar e álcool.

A compra foi decidida na terça-feira (13/2), em Ribeirão Preto, em reunião que contou com a presença de 80 acionistas da Vale do Rosário. Os minoritários, liderados pelos empresários Cícero Junqueira Franco e Luiz Biagi, têm ainda o objetivo de abertura de capital do grupo e a adesão aos princípios de governança corporativa estabelecidos pelo regulamento do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo.

A operação conta com a assessoria financeira do Banco ING e Rabo Bank. As duas instituições coordenaram uma proposta de financiamento do Banco Bradesco, que ofereceu as garantias financeiras para o exercício do direito de preferência e aquisição das ações ofertadas pelo grupo de acionistas que havia recebido proposta de venda para a Cosan.

O negócio vai custar R$ 1,6 bilhão aos minoritários. O financiamento do Bradesco poderá chegar a R$ 1,3 bilhão, uma vez que o grupo formado por Cícero Junqueira e Luiz Biagi, representa cerca de 20% do capital da Vale do Rosário.

Além dessas ações, os minoritários garantiram aos outros acionistas da Vale do Rosário o direito de exercer opção de venda de suas ações pelo mesmo preço e condições do exercício da preferência.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!