Ferramentas da Justiça

Raphael de Barros Monteiro é entrevistado no Contraponto

Autor

12 de fevereiro de 2007, 13h07

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, Raphael de Barros Monteiro Filho, é o entrevistado do Contraponto desta semana. Ele fala das ferramentas disponíveis para reduzir a morosidade do Judiciário.

Famoso por sua calma e equilíbrio, o ministro não nega a fama de ser um homem simples e competente, apaixonado pela família e pela magistratura. Ele confessa jamais ter esperado chegar a tal posto, mas o ocupa de maneira quase paternalista, pensando prioritariamente no país e na Instituição.

Tendo como o principal objetivo minimizar a morosidade da Justiça, Barros Monteiro aponta como possíveis soluções a súmula impeditiva e a restrição dos recursos especiais, além do indispensável avanço da tecnologia virtual que, segundo ele, resolverá problemas de organização, de acesso à população e até mesmo de espaço físico.

O ministro se diz uma pessoa feliz, lamentando-se apenas do excesso de processos e da cobrança sobre o Poder Judiciário, dos quais relaxa caminhando nas manhãs de Brasília ou torcendo por seu tricolor paulista.

O Contraponto vai ao ar nesta quarta-feira (14/02), às 22h30 na TV Justiça, e na quinta-feira (15/02), também às 22h30, na TV Aberta de São Paulo. A TV Justiça reprisará o programa na sexta-feira (16/2), às 12h, no domingo (18/2) às 10h e na segunda-feira (19/2), às 16h30.

Contraponto é um programa institucional do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e tem o apoio cultural do Banco Santander Banespa.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!