Relações internacionais

Presidente do Tribunal Supremo da Espanha visita Justiça Federal

Autor

9 de fevereiro de 2007, 23h00

A Justiça Federal no Distrito Federal recebeu nesta sexta-feira (9/2) a visita de Francisco José Hernando Santiago, presidente do Tribunal Supremo da Espanha e do Conselho-Geral do Poder Judiciário (CGPJ) espanhol. O tribunal é o órgão do Estado espanhol que organiza o Poder Judiciário. É a última instância na maioria dos casos. Apenas os processos de garantias constitucionais estão fora da sua alçada.

Acompanharam a visita o juiz Juan Pablo Gonzáles e o diretor de Assuntos Internacionais do CGPJ, Jorge Carrera. Os magistrados vieram da Espanha para conhecer as instalações dos Juizados Especiais Federais e o Sistema JEF Virtual.

A juíza da 25ª Vara da Justiça Federal, Kátia Balbino, e o coordenador dos JEFs, juiz André Oliveira dos Santos, ressaltaram durante a apresentação as vantagens que o sistema virtual proporciona aos juizados e como a tecnologia pode ser usado em favor dos usuários da Justiça.

Os juizes espanhóis puderam ver pessoalmente o funcionamento do sistema. Alexandre Gomes Carlos, oficial de gabinete, demonstrou como devem ser operadas as ferramentas do JEF Virtual e apontou as principais vantagens do mecanismo eletrônico. Entre elas, estão a redução dos custos materiais com os processos e a facilidade de acesso aos autos virtuais.

Também participaram do encontro o diretor do Foro, juiz federal Alexandre Vidigal, o ministro conselheiro e encarregado de negócios da embaixada da Espanha, Miguel Gomes de Aranda Villén, o secretário-geral do Conselho da Justiça Federal, Alcides Diniz, a secretária de pesquisa e informação jurídicas do CJF, Neide Alves De Sordi, o assessor de relações internacionais do STJ, Hussein All Kalout, o secretário de tecnologia da informação e comunicação do CJF, Lúcio Melre da Silva, e o diretor da Secad, Misael Guerra.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!