Fim de festa

Juiz suspende carnaval de Tenerife por causa do barulho

Autor

9 de fevereiro de 2007, 8h12

O Tribunal Superior de Justiça das Ilhas Canárias, na Espanha, suspendeu os festejos e bailes do carnaval de Santa Cruz de Tenerife, um dos mais conhecidos do mundo. O juiz atendeu ao pedido de um grupo de moradores que reclamam do barulho da festa, informa o site do jornal El País.

O prefeito da cidade, Miguel Zerolo, ficou indignado com a decisão judicial. Expressou ainda sua confiança de que na próxima segunda-feira (12/2), quando as partes se reúnem, o tema será solucionado. O despacho do tribunal acatou o argumento do advogado dos moradores, Felipe Campos, de que as festas violam seus direitos fundamentais ao gerar um ruído superior a 55 decibéis.

A Organização Mundial da Saúde alerta que a “contaminação acústica”, que causa doenças físicas e mentais, não deve ultrapassar dos 55 decibéis de dia e 45 decibéis de noite. Um em cada cinco espanhóis sofre de problemas por excesso de ruído, segundo Instituto Nacional de Estatística da Espanha.

O prefeito anunciou nesta quinta-feira (8/2) que irá publicar em breve um informe municipal dando a versão da prefeitura. Zerolo recordou a importância que o carnaval tem na historia de Santa Cruz de Tenerife. “A festa de carnaval tem sido mutilada, uma festa que tem mais de 200 anos de história e nunca foi interrompida nem pela fome, nem pela emigração, nem pela guerra civil e nem pela ditadura. Sentimos indignação porque é maior o mal que se causa do que o bem que se protege”, disse.

O carnaval de Santa Cruz de Tenerife acontece entre os dias 16 e 25 de fevereiro. Este ano, se for realizado, homenageará o mundo da moda. O carnavalesco Rafael Amargo, uma espécie de mestre de cerimônias da eleição de gala (o evento mais importante do carnaval), causou polêmica ao dizer que não quer mulheres “mais gordas que a conta” no baile.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!