Troca na direção

Ministro Rider Nogueira de Brito é o novo presidente do TST

Autor

8 de fevereiro de 2007, 16h26

O ministro Rider Nogueira de Brito é o novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho. A sessão extraordinária para eleição dos novos dirigentes do tribunal para o biênio 2007-2009 aconteceu na manhã desta quinta-feira (8/2). O pleito foi motivado pela aposentadoria dos ministros Ronaldo Leal, atual presidente, e de Luciano de Castilho.

A cerimônia de posse está marcada para 2 de março, às 18 horas. Até lá, Rider de Brito responde, cumulativamente, pela presidência e vice-presidência do TST, e também pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. O vice-presidente eleito é o ministro Milton de Moura França. O novo corregedor-geral será o ministro João Oreste Dalazen.

O presidente eleito do TST ressaltou que a escolha da nova direção foi marcada por tranqüilidade. “Este é o nosso maior patrimônio: o clima de cordialidade e respeito”, afirmou. Segundo Rider de Brito, no TST, “a fogueira das vaidades se encontra apagada há décadas”.

O novo presidente do TST nasceu no município paraense de Óbidos, que fica às margens do Rio Amazonas. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Pará e ingressou na Justiça do Trabalho em 1968. Dezessete anos depois, passou a integrar o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá), onde ocupou os cargos de presidente e corregedor regional.

Desde dezembro de 1995, Rider de Brito atua como ministro do Tribunal Superior do Trabalho, tendo sido corregedor-geral da Justiça do Trabalho no biênio 2004/06 e vice-presidente desde abril de 2006 até sua eleição para a presidência.

O ministro Milton de Moura França, eleito vice-presidente da corte, nasceu na cidade paulista de Cunha. Tornou-se bacharel em Direito pela Universidade de Taubaté (SP). Atuou como advogado e como procurador do estado de São Paulo. Começou na Justiça do Trabalho de São Paulo em 1975, onde presidiu a Junta de Conciliação e Julgamento de Guaratinguetá (1979). Em junho de 1987, ingressou no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP). Há pouco mais de dez anos é membro do TST, em que presidente a 4ª Turma.

O novo corregedor-geral João Oreste Dalazen é gaúcho, do município de Getúlio Vargas. Graduou-se pela Universidade Federal do Paraná. Foi procurador da Caixa Econômica Federal e promotor de Justiça substituto. Ingressou na Justiça do Trabalho em dezembro de 1980. Presidiu a Junta de Conciliação e Julgamento de Maringá, de Guarapuava e de Curitiba. Empossado no TST em julho de 1996, preside até o momento a 1ª Turma. É professor universitário e, atualmente, leciona na Universidade de Brasília.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!