Jogos no Rio

Escola Naval poderá abrigar prova de iatismo do Pan

Autor

6 de fevereiro de 2007, 14h14

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro foi informado pela Marinha do Brasil de que a Escola Naval tem condições de acolher as competições de iatismo dos Jogos Pan-Americanos. Já o Iate Clube do Rio de Janeiro afirmou que não pode atender às necessidades da prova. As duas respostas oficiais foram recebidas após consulta do MPF sobre a viabilidade de esses locais abrigarem a disputa.

Os documentos foram anexados ao inquérito civil público sobre a necessidade da construção permanente de uma garagem para barcos na Marina da Glória. A consulta sobre a capacidade desses dois lugares foi feita pela procuradora da República, Gisele Porto, responsável pelo inquérito, após o Comitê Organizador dos Jogos ter indicado como alternativas o Iate Clube e a Escola Naval. A iniciativa foi tomada depois que a Justiça Federal proibiu a retomada das obras da garagem no Parque do Flamengo, que é um bem tombado pela União e pelo município.

Na segunda-feira, dia 29 de janeiro, o Co-Rio anunciou, em reunião com o MPF, que a competição seria disputada na atual infra-estrutura da Marina da Glória, com o uso de instalações provisórias, desde que aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Porém, a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), rejeitou essa opção, informando que, sem a garagem permanente, a prova poderia ser excluída do Pan.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!