Preço do ideal

Dilma Rousseff receberá R$ 20 mil de indenização por tortura

Autor

6 de fevereiro de 2007, 20h03

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai receber do governo do Rio do Janeiro indenização de R$ 20 mil por ter sido presa e torturada pelo regime militar, informa a repórter Karine Rodrigues, da agência Estado.

A compensação financeira foi aprovada no dia 14 de dezembro de 2006 pela Comissão Especial de Reparação, da então Secretaria Estadual de Direitos Humanos. Na reunião, foram analisados 48 pedidos de militantes que estiveram presos nas dependências de órgãos do governo estadual entre 1º de abril de 1964 e 15 de agosto de 1979.

Segundo o atual subsecretário de Direitos Humanos, Lourival Casulo, que assumiu o cargo no mês passado, a reparação econômica é simbólica e tem um valor único l. “Acredito que para as pessoas que entram com o requerimento, o mais importante não é o dinheiro, mas o reconhecimento do Estado de que estava errado”, disse.

Além de Dilma, outras 18 pessoas tiveram seus processos aprovados. A reparação concedida está prevista na Lei 3.744, em vigor desde dezembro de 2001. Desde então, deram entrada na secretaria 1.115 processos, sendo que 738 foram aceitos. Até agora, 140 receberam indenização.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!