Consultor Jurídico

Notícias

Cidadania reconhecida

Itália pode investigar repressão a descendentes no Brasil

Comentários de leitores

4 comentários

Olhar os acontecimentos humanos sob o ponto de ...

João Leopoldo Jordão de Lima (Advogado Autônomo)

Olhar os acontecimentos humanos sob o ponto de vista ideológico é um erro crasso! Também tenho ancestral italiano e só posso elogiar o espírito empreendedor e a capacidade de trabalho dos italianos em geral. Mas, condeno seu culto exagerado a paixão, que acaba se apoiando na ideologia.E redundando em situações como a presente. Acho tão errados os direitistas, como os esquerdistas, que praticaram graves crimes políticos ou conexos no passado. Mas, não vejo na Itália a fonte do saber e da justiça universais. Lembrem-se, que em 1945, guerrilheiros comunistas executaram sumariamente Mussolini, por ordem do comando nacional de seu partido. Não lhe deram qualquer chance de um processo legal, ampla defesa e contraditório.Nem o autor da ordem era legalmente competente para dá-la. O que houve na esfera penal com os comunistas responsáveis? Não sei. Mas, quem poderá responder serão aqueles que defendem a esdrúxula tese das pretendidas extradições. Acho que a Itália deve se lavar de suas culpas, de maneira exemplar. Quando tiver feito isto a perfeição, poderá pretender medidas como aquelas ora aventadas.Ao menos do ponto de vista moral. Aliás, minha mãe já dizia, que quem tem telhado de vidro, não atira pedra no do vizinho. A Justiça italiana deve se dedicar aos seus misteres habituais e não sair pelo mundo afora dando vexames como este.

"Italianos" o cazzo! O nefando e escrôto M...

Richard Smith (Consultor)

"Italianos" o cazzo! O nefando e escrôto Marighella tinha de "italiano", menos do que eu, paulista e paulistano , tenho de irlandês! E antes de "investigar" crimes contra italiano-descendentes, que tal o brioso judiciário italiano dar côbro às imensas mazelas jurídics da própria Itália? (Camorra. Mafia, Nhandranghetta, Berlusconi, Parmalat, Itália Telecom, etc.). Fa´n cullo!

Mais um pouco e o próprio juiz italiano pode vi...

Comentarista (Outros)

Mais um pouco e o próprio juiz italiano pode virar o "réu" dessa história toda...

Cabe esclarecer que o Brasil não é e nunca foi ...

A.G. Moreira (Consultor)

Cabe esclarecer que o Brasil não é e nunca foi "colônia" da Itália. O Brasil foi, apenas, refúgio e terra de prosperidade para os italianos que aqui chegaram !!! Por outro lado, quando o Governo da Italia permite que o ato de um juiz (comunista), tente ultrapassar as suas fronteiras e tenha efeitos no Brasil, demonstra desrespeito com o Estado brasileiro e o Brasil deveria protestar, diplomaticamente, pela *intromissione* ! ! ! Que eu saiba foram assassinados milhares de italianos nos EE.UU., o *juizinho* deveria enfrentar o BUSH ! ! !

Comentar

Comentários encerrados em 7/01/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.