Valentia judicial

Ministro do TC espanhol saca arma em briga de trânsito

Autor

24 de dezembro de 2007, 23h01

“Te dou um tiro. Não sabe com quem se mete. Sou juiz”. Esta teria sido a reação do ministro do Tribunal Constitucional da Espanha, Roberto García-Calvo y Montiel, de 65, depois de uma briga de trânsito com Vicente Garcerán Martínez, de 24 anos e chaveiro de profissão. O incidente aconteceu no dia 13 de julho em um rodovia próxima a cidade espanhola Boadilla del Monte.

O carro do ministro teria fechado o do chaveiro, que o xingou. Segundo Martínez, depois de uma acalorada discussão, os dois carros pararam e o ministro sacou uma arma, apontando-a enquanto fazia as ameaças. Tudo durou poucos segundos. Os fatos, segundo o El País, estão sendo investigados pelo Tribunal de Móstoles, na região metropolitana de Madri.

A descrição do episódio foi feita em uma denúncia apresentada pelo chaveiro no dia seguinte ao comissário da Polícia Nacional de Carabanchel. García Calvo, no entanto, sustenta que a versão de Martínez é falsa. O ministro diz que não saiu do carro e que sequer sacou a arma. Até segunda-feira (17/12), ele ignorava a existência do processo.

García-Calvo explicou que possui diversas armas, entre elas uma pistola Beretta, além de rifles que usa em caçadas. Mas, afirmou que nunca carrega a pistola consigo. “Disso se encarregam meus escoltas.”

Martínez, que tem antecedentes policiais pelo roubo de um veículo há muitos anos, fez na denúncia uma detalhada descrição da pessoa e do carro. Ele anotou a placa do Toyota Land Cruiser verde escuro que o juiz conduzia, assim como descreveu o homem que apontou a arma como um homem de “60 anos, 1,72 de altura, cabelos grisalhos e uma verruga em cima da boca”.

Na denúncia afirma-se que o serviço de informática de Direção Geral de Tráfego não pôde identificar inicialmente o proprietário do veiculo. A placa do carro do ministro não está registrada no cadastro por questão de segurança já que ele é um magistrado da mais alta instância da Espanha.

O chaveiro não sabia que o homem da denúncia era o ministro Roberto García-Calvo y Montiel, pertencente ao setor conservador do Tribunal Constitucional que foi levado ao cargo por indicação do direitista PP. A identidade foi revelada a Martínez pela reportagem de El País. O denunciante disse que não sabia em que pé andava o processo.

Segundo a Lei do Tribunal Constitucional, os ministros podem ser suspensos quando respondem por ações penais. Eles possuem foro privilegiado e só respondem processos na Sala Penal do Tribunal Supremo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!