Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Time completo

Kátia Magalhães Arruda é indicada ministra do TST

A juíza Kátia Magalhães Arruda, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, foi nomeada para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho, nesta quinta-feira (20/12). Ela ocupará a vaga do ministro Gelson de Azevedo, aposentado em agosto. Com esta escolha, o presidente Lula chega ao número de 42 indicações dos 86 ministros dos tribunais superiores desde 2003 (o número não contempla os ministros do TSE).

Kátia Arruda integrou a lista tríplice aprovada pelo Pleno do TST no dia 8 de novembro. A lista era formada pela juíza Maria Doralice Novaes, do TRT da 2ª Região (São Paulo) e o juiz Cláudio Mascarenhas Brandão, do TRT da 5ª Região (Bahia).

Antes de assumir o cargo, a juíza deverá passar por uma sabatina no Senado. Se aprovada, ela então é nomeada pelo presidente Lula. Quando ela tomar posse o TST terá pela primeira vez sua composição completa de 27 ministros na ativa.

A cearense Kátia Arruda foi presidente do TRT-MA de 2005 a 2007 e vice-presidente no biênio 2003-2005. Também foi vice-coordenadora do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho. Kátia é professora de Direito da Universidade Federal do Maranhão e da Escola Superior da Magistratura Trabalhista.

Ela é bacharel e mestre pela Universidade Federal do Ceará e doutoranda em Políticas Públicas pela UFMA. A juíza ingressou na Justiça do Trabalho em 1990 e foi promovida a juíza do TRT em 2001.

Leia lista de ministros nomeados por Lula

STF (7 ministros nomeados)— Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Levandoswki, Cármen Lúcia Antunes Rocha e Carlos Alberto Direito.

STJ (12) — Teori Zavascki, Castro Meira, Denise Arruda, Hélio Quáglia, Arnaldo Lima, Massami Uyeda, Humberto Martins, Maria Theresa de Assis Moura, Herman Benjamin, Napoleão Maia Filho, Sidnei Beneti e Jorge Mussi.

TST (14) — Aloysio Corrêa da Veiga, Horácio de Senna Pires, Rosa Maria Weber, Luiz Philippe Vieira de Mello, Alberto Bresciani, Maria de Assis Calsing, Dora Maria da Costa, Pedro Paulo Teixeira Manus, Fernando Eizo Ono, Guilherme Caputo Bastos, Márcio Vitral Amaro, Walmir Oliveira da Costa, Maurício Godinho Delgado e Kátia Magalhães Arruda.

STM (9) — José Alfredo Lourenço dos Santos, Rayder Alencar da Silveira, Antonio Apparicio, Sérgio Ernesto Conforto, Renaldo Quintas Magioli, Francisco José Fernandes, Flávio de Oliveira Lencastre, Willian de Oliveira Barros e Maria Elizabeth Guimarães.

Revista Consultor Jurídico, 21 de dezembro de 2007, 0h00

Comentários de leitores

1 comentário

Eu, como cearense de nascimento e maranhense po...

Dr. Sobral (Bacharel - Trabalhista)

Eu, como cearense de nascimento e maranhense por opção funcional, fico muito feliz por saber que a mais alta corte da Justiça especializada do Trabalho terá no seu quadro uma magistrada do gabarito da Dra. Kátia Arruda. Todos os que a conhecem como servidora pública sabem da sua capacidade intelectual e compromisso com a realização da justiça.

Comentários encerrados em 29/12/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.