Quinto dos tapas

Advogados saem no tapa em sessão da OAB de Alagoas

Autor

21 de dezembro de 2007, 18h25

Uma reunião do conselho da OAB de Alagoas terminou em agressões verbais e físicas entre os advogados. Durante a confusão, dois vidros foram quebrados. O advogado Márcio Guedes foi suspenso por 90 dias.

Na segunda-feira (17/12), o conselho estava reunido para julgar o recurso de cinco advogados que concorrem a uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Alagoas pelo quinto constitucional.

Os problemas começaram quando discutiam o caso do advogado Antonio Fernando Menezes Batista Costa. Ele acusava Guedes de ter incluindo indevidamente um documento ao processo. Guedes, que também é procurador do Estado, rebateu a acusação e começou a chamá-lo de “lobista”. Costa então ficou irritado com as agressões verbais e começou a trocar socos com Guedes.

A Polícia Militar foi acionada para acalmar os ânimos. Logo após, o conselho decidiu por unanimidade suspender Guedes por 90 dias. Revoltado, o advogado quebrou dois vidros da sede da OAB.

“Fomos violentamente agredido por capangas de Fernando Costa e dois conselheiros da OAB no momento em que estávamos sendo mobilizados. Apanhei muito na cabeça, no rosto e nas costas”, afirmou Guedes em nota. O advogado afirma que em toda confusão apenas apanhou. Ele prometeu processar a OAB por danos físicos e morais. No texto, ele afirma que Costa trabalha para usineiros e para o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB).

O presidente da OAB de Alagoas, Omar Coelho de Mello, confirmou ao jornal Gazeta de Alagoas que Guedes foi o primeiro a apanhar. Em nota da entidade, Coelho disse ainda que o advogado tem um blog no qual costuma macular a imagem da OAB.

“Guedes escreve no seu blog expressões como ‘OABzeinha de merda’. É inconcebível que um advogado inscrito na OAB faça declarações que tentem manchar a imagem da entidade”, disse o presidente da seccional. Coelho afirma que pedirá a cassação definitiva da carteira de advogado de Guedes.

A OAB não aceitou a candidatura de Costa ao TJ, mas ele não foi suspenso pela confusão porque a entidade considerou sua atitude como legítima defesa. Guedes ainda não foi comunicado oficialmente da suspensão.

A Consultor Jurídico procurou a OAB-AL e o presidente da entidade nesta sexta-feira (21/12), mas não foi atendida. No escritório do advogado Fernando Costa, também ninguém atendeu aos telefonemas.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!