Gestão de qualidade

Gabinete do ministro Lewandowski recebe certificado ISO 9001

Autor

19 de dezembro de 2007, 18h00

O gabinete do ministro Ricardo Lewandowski recebeu nesta quarta-feira (19/12) o certificado ISO 9001 pela implantação do sistema de gestão de qualidade e excelência de seus serviços. “O modelo está feito. Agora é só replicar”, afirmou a ministra Ellen Gracie sugerindo multiplicação da iniciativa pelo Judiciário do país.

Para receber o ISO 9001, os servidores do gabinete passaram por um período de adaptação e de estudo das normas ISO e estiveram submetidos a auditorias da Fundação Vanzolini, a primeira a emitir esse tipo de certificação no Brasil. A certificação obtida pelo gabinete é reconhecida em 160 países e já foi emitida para mais de um milhão de empresas e instituições em todo o mundo.

“Não trabalhamos para nós mesmos. Trabalhamos para o jurisdicionado e precisamos apresentar um serviço de qualidade”, disse o ministro Lewandowski após receber o certificado em solenidade no STF na tarde desta quarta-feira (19/12). O ISO 9001 é um conjunto de normas que orienta empresas e instituições a qualificar produtos e serviços oferecidos ao público.

A mesma Fundação Carlos Alberto Vanzolini concedeu em 2004 a certificação ISO 9001/2000 ao gabinete do então ministro José Arnaldo da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça. O ministro, que se aposentou em 2005, foi o primeiro magistrado a ter seu gabinete reconhecido internacionalmente pela qualidade dos serviços.

Antes da implementação das normas ISO no gabinete do ministro Lewandowski, o STF firmou um convênio com a Fundação Arcadas, instituição ligada à Universidade de São Paulo, com o objetivo de desenvolver métodos para melhorar a rotina de trabalho nos gabinetes dos ministros do STF. Cássio de Mesquita Barros Júnior, diretor-presidente da Fundação Arcadas presente na solenidade, ressaltou a importância da certificação recebida que nasce, afirma, de critérios mundiais amplos e rigorosos de avaliação.

“Vivemos diante de um novo direito inspirado por novos princípios. A Emenda Constitucional 45 (Reforma do Judiciário) criou um princípio para o serviço público, o da celeridade, no âmbito judicial e administrativo. Esse contexto é que levou o ministro Lewandowski a trazer à consideração deste Tribunal a Fundação Arcadas e firmar com a ministra Ellen Gracie um convênio para um trabalho inédito”, afirmou.

Lewandowski agradeceu a equipe do gabinete e ressaltou que a implantação do ISO 9001 faz parte da busca por uma prestação jurisdicional mais rápida e efetiva.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!