Sentença inválida

Casamento no Brasil só pode ser cancelado pela Justiça brasileira

Autor

18 de dezembro de 2007, 11h19

Um casamento realizado no Brasil só pode ser cancelado pela Justiça brasileira. A conclusão é da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, que não homologou sentença estrangeira que anulava casamento que aconteceu no Brasil. O japonês Nariaki Okajima casou-se com a brasileira Della Karla Okalima, que já era casada e tinha três filhos.

Para decidir, os ministros seguiram entendimento do relator, ministro Fernando Gonçalves, sob o argumento de que o requerente deve promover a ação de nulidade do casamento na Justiça brasileira. Segundo o Código Civil, “realizando-se o casamento no Brasil, será aplicada a lei brasileira quantos aos impedimentos dirimentes e às formas de celebração”.

Okajima casou-se com Della em 1992, em Piracicaba. Logo se mudaram para o Japão. Pouco tempo depois, a mulher admitiu já ser casada com outra pessoa em matrimônio realizado na cidade de Eduardo Gomes (RN) e, para tanto, usara um outro nome.

O marido entrou com ação na Justiça japonesa para anular o casamento. O juízo do Tribunal de Família de Ôtsu – Vara Regional de Nagahama anulou o segundo matrimônio. A sentença foi enviada ao Brasil para homologação. A Procuradoria-Geral da República opinou contrariamente, por considerar, com base no artigo 7º, parágrafo 1º, da Lei de Introdução ao Código Civil, que o juízo japonês seria incompetente para anular o casamento. O Ministério Público Federal pediu a reconsideração da posição.

Em seu voto, o ministro Fernando Gonçalves admitiu que a bigamia seria motivo para anulação de casamento tanto na lei brasileira como na japonesa. Entretanto, no caso específico, a sentença não poderia ser homologada. Ele destacou que, como deixa claro o artigo 7º da LICC, se o casamento foi realizado pela lei brasileira, a anulação deveria ser feita pela mesma lei. Isso ocorre mesmo com comprovado erro material de um dos cônjuges, no caso a bigamia.

SEC 1.303

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!