Requisito processual

Excesso de prazo na prisão tem de ser comprovado em HC

Autor

14 de dezembro de 2007, 16h21

Se no processo não há dado concreto que demonstre excesso de prazo na prisão preventiva, o pedido de Habeas Corpus não pode ser deferido. O entendimento é do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, ao negar liminar em HC apresentado em favor do pecuarista sul-mato-grossense Marcelo Coelho de Souza.

O HC contestava decisão do Superior Tribunal de Justiça que manteve na 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo a Ação Penal que se refere à apuração dos mesmos fatos e motivos pelos quais já é processado na 5ª Vara Federal de Campo Grande (MS). Ele também pedia o relaxamento de sua prisão preventiva.

Autuado em flagrante na Operação Kolibra, deflagrada em 21 de novembro de 2006, sob acusação de prática do delito de transporte de drogas (Lei 11.343/06, artigo 33), o pecuarista teve decretada sua prisão preventiva. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região chegou a colocá-lo em liberdade, mas o STJ modificou a decisão.

O ministro Marco Aurélio manteve a determinação do Superior Tribunal de Justiça. “A problemática da duplicidade penal tem peculiaridades, considerados os envolvidos em uma e outra ação, que afastam conclusão imediata sobre a procedência do que articulado pela defesa”, disse.

Em relação ao argumento da defesa sobre o excesso de prazo, o relator afirmou não haver no processo dado concreto que o demonstre. Por isso, negou o pedido de liminar.

HC 93.011

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!