Constrangimento ilegal

Acusados de fraudar construção de usinas conseguem liberdade

Autor

12 de dezembro de 2007, 12h44

Prisão preventiva só pode ser mantida se não restar dúvida da participação dos acusados no crime investigado. O entendimento é da 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A Turma concedeu, na terça-feira (11/12), Habeas Corpus para Carlos Marcelo Cecin, ex-diretor técnico e de meio ambiente da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE); Iorque Barbosa Cardoso, dirigente da Cooperativa Riograndense de Eletricidade (Coorece) e Celso Antonio Barreto do Nascimento, funcionário da Elétrica Jacuí (Eleja). Eles estavam presos desde o dia 21 de novembro.

A prisão preventiva de Cecin, Cardoso, Nascimento e de outras cinco pessoas foi determinada pela 1ª Vara Federal Criminal de Porto Alegre, em inquérito que investiga possível fraude em financiamentos concedidos, em nome da CGTEE, a empresas privadas no setor de energia para a construção de usinas de biomassa no país. O esquema foi descoberto pela Polícia Federal na Operação Curto-Circuito. A companhia tem sede na capital gaúcha e faz parte do grupo Eletrobrás.

O desembargador federal Néfi Cordeiro, relator dos pedidos de Habeas Corpus, entendeu que a manutenção da prisão preventiva configura constrangimento ilegal. Para o desembargador, se não está claro os indícios da participação dos três investigados nos crimes cometidos e a gravidade econômica dos fatos, não se justifica a prisão preventiva pelo fundamento de garantia à ordem pública. “Seria plausível apenas com o fito de desestruturar a continuidade da quadrilha e, conseqüentemente, pôr fim às atividades ilícitas”, concluiu.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!