Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Contabilidade da fé

Senador quer quebrar sigilo contábil de igrejas nos EUA

Por 


As igrejas evangélicas dos Estados Unidos estão obrigadas a abrir suas contas para averiguação dos senadores daquele país. Esta é a questão que está em debate nos EUA, depois que duas das maiores igrejas evangélicas que mantêm programas na TV — as chamadas igrejas eletrônicas — concordaram, este final de semana, em abrir suas contas, e assim se defender da alegação do senado de que “gastam suntuosamente” o dinheiro obtido da fé. Mas outras quatro igrejas pretnedem ir aos tribunais na defesa do seu sigilo contábil. As informações são do site Findlaw.

A iniciativa de investigar o também chamado “tele-evangelismo” partiu do senador de Iowa, Chuck Grassley. Ele quer que as seis maiores igrejas evangélicas dos EUA revelem os salários de seus ministros, os gastos com jatinhos, com mansões, para checar se a isenção de impostos oferecida pelo governo a tais igrejas está sendo “moralmente respeitada”.

Por enquanto bateram no gabinete do senador apenas documentos do pastor Kennethe Gloria Copeland, do Texas, e da bispa Joyce Meyer. Mas duas mega organizações da Geórgia, dos pastores Creflo Dollar e Eddie Long resolveram ir na contramaré: montaram uma rede de consulta a advogados de todos os EUA, na tentativa de provar que as garantias constitucionais dadas às igrejas proíbem que o Senado as investigue dessa forma. Sustentam que não há lei nos Estados Unidos que obrigue as igrejas de abrirem o o seu sigilo contábil.


 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 11 de dezembro de 2007, 16h54

Comentários de leitores

5 comentários

Boa a idéia do TICÃO. Aliás todas as empresas, ...

boan (Contabilista)

Boa a idéia do TICÃO. Aliás todas as empresas, incluisve as ONGS deveriam publicar seus resultados contábeis/financeiros informando quanto receberam, onde gastaram e auanto gastaram. O dinheiro sendo público as informações deveriam ser também públicos. Acabaria a malandragem dos politicos e sonegadores em geral.

Aqui eu duvido que isso aconteça. A poderosa ig...

Petró (Bancário)

Aqui eu duvido que isso aconteça. A poderosa igreja de Edir Macêdo financia a eleição de vários políticos, como senadores, deputados federais, estaduais, etc. E ainda prendem os donos de bingo.

Interessante o que ocorre na terra do Tio Sam.....

Comentarista (Outros)

Interessante o que ocorre na terra do Tio Sam... Enquanto as igrejas evangélicas se preocupam com o "sigilo contábil" de seus templos, as católicas se preocupam com o "sigilo moral" de seus "sacerdotes" acusados de pedofilia...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 19/12/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.