Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Fraude na prova

Presidente da OAB-SP entrega indícios da fraude à polícia

O presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil , Luiz Flávio Borges D´Urso, entregou, nesta terça-feira (11/12), ao superintendente regional da Polícia Federal, Jaber Saadi, os indícios de fraude que provocou as suspensão do 134º Exame de Ordem, da seccional, no último domingo. D’Urso entregou ao delegado as cópias das questões constantes do exame e que foram distribuídas em um cursinho preparatório.

Este material foi apreendido pelo promotor de de São Sebastião da Grama (SP), Ernani de Menezes Vilhena Junior e encaminhado ao procurador-geral de Justiça Rodrigo Pinho, que alertou o presidente da OAB-SP para a possibilidade de fraude. “Este é um elemento fundamental para a investigação. As cópias das duas páginas com perguntas de número 19 a 30 está impressa no formato gráfico oficial. Portanto, o vazamento se deu no momento da produção e não na OAB paulista”, disse D´Urso, fazendo a defesa prévia da instituição que dirige.

De acordo com o presidente, a seccional seleciona as questões a partir de um banco de perguntas e as entrega à Vunesp, responsável pela formatação, reprodução e distribuição das provas aos 28 locais de aplicação do exame. D’Urso disse desconhecer detalhes da logística adotada pela Fundação. “Caberá a PF apurar aonde aconteceu e quem foi o autor do vazamento”.

O presidente esclareceu que quando as perguntas chegaram, no sábado (8/12) por e-mail, elas tinham sido digitadas pelo promotor, mas que só ontem recebeu do MPF a prova impressa, a mesma que o promotor de São Sebastião da Grama teria recebido de um professor de cursinho ou de uma aluna.

O superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Jaber Saadi, afirmou que o inquérito solicitado na segunda-feira (10/12) pela seccional de São Paulo já foi instaurado. “Espero antes do final do ano uma solução para este inquérito”. Saadi ponderou que tem convicção de que há uma quadrilha atuando neste segmento de concursos públicos. “Certamente nenhuma hipótese está descartadas. Todas as possibilidades serão investigadas”.

A sindicância interna da OAB-SP, presidida pela vice-presidente, Márcia Regina Machado Melaré, também está trabalhando e já ouviu o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Braz Martins Neto, responsável pela seleção de perguntas para a prova. A prova da primeira fase consta de 100 perguntas.


Revista Consultor Jurídico, 11 de dezembro de 2007, 21h56

Comentários de leitores

5 comentários

Não sou do "meio", porém tenho conhecimento do ...

Vitor (Consultor)

Não sou do "meio", porém tenho conhecimento do "meio". Esse esquema de fraude nos exames da Ordem, mais cedo ou mais tarde iria vir à tona. Até porque neste mesmo ano de 2007, houve uma denuncia e constatada, que a Entidade não divulgou...é claro!? sobre um advogado inscrito em uma cidade do vale do paraíba, PASMEM!!.....conseguiu a sua inscrição e consequentemente sua carteira da Ordem para exercer a profissão, SEM TER PASSADO NO EXAME DA ORDEM. Com isso, o que pode-se esperar no andamento das coisas realizadas por Entidade. Pessoalmente, com esses acontecimentos, cada vez mais, fico convencido de que os mandatos eletivos não pode haver reeleição. Porque, querendo ou não, o segundo mandato dá um parecer de que..... ""esse será o último mesmo"" então??!!..................descamba para um lado obscuro e perverso de gente desonesta, fazendo esquemas e mais esquemas para aproveitar o último mandado. O pior é que ainda tem dois anos até a próxima eleição.

Mais um Estado corrompido... O futuro do exame ...

Melazzo (Advogado Autônomo)

Mais um Estado corrompido... O futuro do exame de ordem da OAB/SP provavelmente estará nas mãos do CESPE/UNB, como a grande maioria dos outros Estados.

"".. há uma quadrilha atuando neste segmento de...

futuka (Consultor)

"".. há uma quadrilha atuando neste segmento de concursos públicos."" (...) Me parece que isso não é novidade, basta investigar "direitinho" que talvez seja possível "acabar" com essa pratica criminosa que vem desde o século passado. -Um pensamento, para descontrair: Daí, só uma "cigana bem dotada" (uma que tenha bola-de-cristal) para saber o que irá acontecer nas próximas ..não é! BOAS FESTAS !!!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 19/12/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.