Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Brasileiro do ano

Joaquim Barbosa diz que é o ministro menos midiático

“Sou a pessoa menos adequada a receber esse prêmio porque sou o menos midiático.” A afirmação foi feita pelo ministro Joaquim Barbosa, ao ser homenageado, na segunda-feira (10/12), pela revista IstoÉ, em São Paulo. Ele foi escolhido o ‘Brasileiro do Ano’. Entre os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, Barbosa é o que menos recebe a imprensa. Dificilmente dá entrevistas para jornalistas.

Ele ganhou notoriedade no país com a sua atuação à frente do inquérito do mensalão, grande escândalo político transformado em Ação Penal pelo Supremo Tribunal Federal. Barbosa é o relator do processo, com 40 denunciados. Entre eles, José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil.

Depois de cinco sessões e 30 horas de debates, os ministros do STF decidiram receber a denúncia e Joaquim Barbosa foi aclamado pela mídia como herói nacional. Foi capa de duas revistas semanais e recebeu menções honrosas de uma terceira.

Na segunda-feira, também foram homenageados pela revista Guido Mantega, como destaque na Economia; Eduardo Braga, no Meio Ambiente; Tarso Genro, na Política; e Ricardo Teixeira, nos Esportes.

Na festa, estavam presentes o presidente da República em exercício, José Alencar; o presidente do Senado em exercício, Tião Viana; o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; os governadores da Bahia, Jaques Wagner; do Distrito Federal, José Roberto Arruda; e do Maranhão, Jackson Lago; o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, entre outros.


Revista Consultor Jurídico, 11 de dezembro de 2007, 15h45

Comentários de leitores

9 comentários

Vamos entender o caso: O Ministro declarou à m...

Frederico Flósculo (Professor Universitário)

Vamos entender o caso: O Ministro declarou à mídia que merece o prêmio por ser "menos midiático" ? Não entendi, nem quero.

Esta múmia usou o termo erado. O correto é "mer...

Jose Antonio Dias (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Esta múmia usou o termo erado. O correto é "merdiático". Depois deesta, deixei de ler a Isto é, que, também, é uma publicação "merdiática".

Como disse um colega do curso de direito, outro...

Ramiro. (Advogado Autônomo)

Como disse um colega do curso de direito, outro já formado e igualmente com seu mestrado em outra área, "o ruim é que ele vai ficar muitos nos no STF fazendo das suas..." Numa noite de insônia ler os informes da CIDH-OEA na página em inglês, os novos que não sairam ainda em português, o Brasil vai mal em termos de direitos humanos, e a tendência vai ser levar muito fumo na Corte Interamericana. Como Ministros do STF pensando em "cadeia para todos", "prende primeiro e investiga depois". Cada país com suas escolhas.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 19/12/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.