Brasileiro do ano

Joaquim Barbosa diz que é o ministro menos midiático

Autor

11 de dezembro de 2007, 14h45

“Sou a pessoa menos adequada a receber esse prêmio porque sou o menos midiático.” A afirmação foi feita pelo ministro Joaquim Barbosa, ao ser homenageado, na segunda-feira (10/12), pela revista IstoÉ, em São Paulo. Ele foi escolhido o ‘Brasileiro do Ano’. Entre os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, Barbosa é o que menos recebe a imprensa. Dificilmente dá entrevistas para jornalistas.

Ele ganhou notoriedade no país com a sua atuação à frente do inquérito do mensalão, grande escândalo político transformado em Ação Penal pelo Supremo Tribunal Federal. Barbosa é o relator do processo, com 40 denunciados. Entre eles, José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil.

Depois de cinco sessões e 30 horas de debates, os ministros do STF decidiram receber a denúncia e Joaquim Barbosa foi aclamado pela mídia como herói nacional. Foi capa de duas revistas semanais e recebeu menções honrosas de uma terceira.

Na segunda-feira, também foram homenageados pela revista Guido Mantega, como destaque na Economia; Eduardo Braga, no Meio Ambiente; Tarso Genro, na Política; e Ricardo Teixeira, nos Esportes.

Na festa, estavam presentes o presidente da República em exercício, José Alencar; o presidente do Senado em exercício, Tião Viana; o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; os governadores da Bahia, Jaques Wagner; do Distrito Federal, José Roberto Arruda; e do Maranhão, Jackson Lago; o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, entre outros.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!