Cerco contra sonegação

PF deflagra operação contra sonegação previdenciária e fiscal

Autor

10 de dezembro de 2007, 10h29

A Polícia Federal capixaba deflagrou, na manhã desta segunda-feira (10/12), a Operação Monte Líbano. São 125 policiais federais lotados no Espírito Santo e no Rio de Janeiro que trabalham para desmantelar uma organização criminosa. A PF a acusa sonegação de contribuições previdenciárias e fiscais, além de corromper funcionários públicos, do setor de exploração mineral no Espírito Santo. Os trabalhos são realizados em conjunto com o Ministério Público Federal.

As investigações tiveram origem na Delegacia da PF em Cachoeiro de Itapemirim, em fevereiro deste ano, e identificaram esquemas de sonegação fiscal, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, crimes contra o meio ambiente, dentre outros, com participação de empresários, funcionários de empresas de exploração mineral e servidores públicos responsáveis pela fiscalização.

Os acusados, de acordo com a PF, contavam com o apoio de um grupo de servidores públicos, que, em troca de propinas, elaborava pareceres com a finalidade de favorecer os interesses da quadrilha.

As fraudes fiscais eram realizadas por meio de emissão de notas “frias”, utilização de uma mesma nota para vários blocos de granito ou mármore e ocultação do faturamento real das empresas por “caixa dois”.

Até às 11h desta segunda-feira, foram cumpridos 13 mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!