Tudo fundamentado

Condenado por tráfico tem negado pedido de substituição de pena

Autor

10 de dezembro de 2007, 16h16

Condenado por tráfico de drogas, em Minas Gerais, Itamar de Jesus vai continuar preso em regime fechado. A decisão é do Supremo Tribunal Federal. O ministro Marco Aurélio negou pedido da defesa para que a pena de dois anos e oito meses em regime fechado fosse substituída por pena restritiva de direitos.

A defesa entrou com pedido de Habeas Corpus no STF questionando decisão que negou pedido idêntico no Superior Tribunal de Justiça. A defesa alega que a ministra relatora no STJ não aplicou, no caso, precedente daquela Corte em caso semelhante.

Em primeira instância Jesus foi condenado a quatro anos de reclusão, aumentada em um ano e quatro meses por conta da agravante prevista na Lei 6.368/76 – concurso de pessoas.

A defesa recorreu da pena no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com o argumento de que a agravante usada no caso já estaria revogada pela nova lei de entorpecentes (Lei 11.343/2006). O TJ mineiro aceitou reduzir a pena, mas negou o pedido de substituição.

Para o relator, ministro Marco Aurélio, não está configurado, no caso, o constrangimento ilegal, pois o ato questionado encontra-se devidamente fundamentado.

De acordo com o ministro, o acórdão do TJ de Minas Gerais deixou claro o motivo que levou os desembargadores a negarem a substituição da pena, permanecendo o cumprimento em regime fechado. O tribunal mineiro entendeu que a substituição não seria socialmente recomendável.

“Em síntese, não surge situação a autorizar a queima de etapas. É preciso aguardar o julgamento do HC impetrado no STJ. Com isso, mais uma vez, se atende à organicidade e dinâmica do Direito, especialmente do instrumental”, decidiu o ministro Marco Aurélio.

HC 92.936

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!