Direito globalizado

Reginaldo de Castro é nomeado conselheiro da Presidência da UIA

Autor

10 de dezembro de 2007, 15h51

O ex-presidente da OAB nacional, Reginaldo de Castro, foi nomeado membro do Conselho da Presidência da União Internacional dos Advogados (UIA), com sede em Paris. O Conselho é responsável por levar à UIA assuntos pertinentes à sua atuação. A UIA é conselheira das Organizações das Nações Unidas em temas relativos a direitos humanos, direitos políticos e aqueles que dependam de orientação jurídica.

Para o membro honorário da OAB nacional e agora conselheiro da UIA, é extremamente importante a participação de representantes da advocacia brasileira junto à UIA. Segundo ele, a “invasão dos escritórios estrangeiros no Brasil” mostra que “o mundo todo tem uma grande vontade de ingressar no círculo jurídico brasileiro”.

De acordo com Castro, países como a Inglaterra e Estados Unidos já instalaram escritórios no Brasil, além daqueles que atuam pela internet. “A advocacia é algo globalizado. Não estamos isolados. Não podemos olhar para o próprio umbigo. Precisamos reconhecer que é impossível conter os avanços ao nosso ambiente.”

Castro disse que sempre defendeu uma maior participação do Brasil junto à UIA, inclusive quando presidiu a Ordem (1998-2001). O fato foi confirmado pelo atual presidente, Cezar Britto, que classificou a atuação de Castro “como a de um dos presidentes que mais inseriu a OAB no contexto internacional”.

Para Castro, “ao contrário de reclamarmos e tentarmos proibir o exercício da advocacia dos escritórios estrangeiros, temos que nos preparar para sermos melhores do que eles”.

Fundada em 1927, a UIA é uma das duas maiores representantes da advocacia mundial, com entidades de advogados de cerca de 210 países, abrangendo aproximadamente três milhões de advogados.

Atualmente, o presidente da UIA é o espanhol Héctor Diaz-Bastien Lopez, sucessor do jurista brasileiro, Paulo Lins e Silva, que assumiu a presidência pelo período de um ano, entre outubro de 2006 e outubro de 2007.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!