Conteúdo revelado

OAB-SP suspende Exame de Ordem por suspeita de fraude

Autor

8 de dezembro de 2007, 20h16

O 134° Exame de Ordem da seccional paulista OAB, marcado para este domingo (9/12), está suspenso. Há a suspeita de que o conteúdo das provas vazou. Um cursinho preparatório para o Exame de Ordem teria aplicado em seus testes uma questão idêntica à que constava da prova.

O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, já pediu a instauração de inquérito para apurar o vazamento. No domingo pela manhã a diretoria da entidade se reunirá para discutir as outras providências a serem tomadas e divulgar mais informações aos bacharéis.

Quase 25 mil bacharéis estavam inscritos para prestar o Exame, sete mil a mais do que no Exame de número 133. As provas seriam aplicadas na capital paulista e em mais 27 cidades do interior: Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo/São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Tupã.

Polícia Rodoviária

Pelo mesmo motivo, suspeita de fraude, a Polícia Rodoviária Federal também suspendeu o concurso nacional para contratação de 340 novos agentes, que estava marcado para este sábado. Mais de 120 mil candidatos estão inscritos para o concurso que seria aplicado em capitais do centro oeste. A suspensão ocorreu por recomendação do Ministério Público Federal, que recebeu a denúncia de que gabaritos da prova estavam sendo vendidos a R$ 40 mil na região da Baixada Fluminense.

Segundo a PRF, nova data será marcada depois das investigações. Há suspeita de conivência no vazamento do conteúdo das provas por parte dos organizadores do concurso, o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os procuradores regionais da República de São João de Meriti, município na Baixada Fluminense, Ana Paula Rodrigues e Antônio Cabral receberam de um informante o conjunto de provas que seria aplicada. O professor do NCE Orlando Bastos Mendes reconheceu o conteúdo e a forma das provas apreendidas.

Os aprovados no concurso irão trabalhar no patrulhamento da BR 163, que liga Cuiabá, no Mato Grosso, a Santarém, no Pará. O salário inicial é de R$ 5.084.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!