Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Direito Internacional

Universidade cria cadeira de estudos dedicada a refugiados

Uma cátedra destinada à causa dos refugiados, batizada com nome do diplomata Sérgio Vieira de Mello, será criada nesta sexta-feira, (7/12), a partir de um convênio assinado pela Universidade Católica de Santos (Unisantos) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no Brasil.

Sérgio Vieira de Mello, o diplomata que dá seu nome à cátedra, foi assassinado há 4 anos, em um atentado terrorista no Iraque, onde se encontrava a serviço da ONU. A cátedra serve para aproximar as universidades da temática dos refugiados.

Cumprindo objetivos acadêmicos, aplicará ensino e difusão do Direito Internacional dos Refugiados e dos Direitos Humanos. Com fins sociais prestará auxílio e apoio à integração local de refugiados na comunidade.

A cerimônia de instalação da cátedra Sérgio Vieira de Mello contará com a presença da reitora da Unisantos Maria Helena Lambert, e do oficial de proteção do Acnur no Brasil, Wellington Pereira Carneiro.

O evento ocorre às 19h30, no auditório 309, 3º andar, do Campus Dom Idílio José Soares, que fica na av.Conselheiro Nébias, 300, em Santos (SP).

Revista Consultor Jurídico, 7 de dezembro de 2007, 0h00

Comentários de leitores

3 comentários

A ser difundido sem dúvida o Brasileiro deve se...

futuka (Consultor)

A ser difundido sem dúvida o Brasileiro deve ser nato, sem que para isto enseje nem um mal estar ou sequer interpretações hilárias muito utilizadas nos dias de hoje através da palavra "preconceito". A conscientização de como é ser patriota é o ponto de partida - "O marco zero" ao meu ver! A seguir sim o Aluno deve se envolver com o problema localizado no país de um autor-desconhecido nosso pretendente ao tal pedido de Refúgio as nossas autoridades. Espero que esta matéria seja encarada com grande responsabilidade e seriedade que se exige,, afinal estamos "adotando" um cidadão adulto de um "mundinho" que sequer estrutura social tem.Imaginem o que virá depois!

Caro Eduardo: A nova catédra não se destina ...

Marbrit_Sanfran (Estudante de Direito)

Caro Eduardo: A nova catédra não se destina a ser preenchida por eventuais refugiados, mas para estudos sobre a temática que os envolve, aliás tema pouquíssimo estudado no direito brasileiro, mas de grande importância dentro dos estudos do Direito Internacional Público.

O importante é criar vagas em universidades par...

Edu Bacharel (Estudante de Direito)

O importante é criar vagas em universidades para brasileiros natos. Tem um monte em todo o Brasil sem condições de ingresso em uma universidade.

Comentários encerrados em 15/12/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.