Prova da Ordem

Bacharéis prestam Exame de Ordem em São Paulo nesse domingo

Autor

5 de dezembro de 2007, 17h17

Cerca de 25 mil candidatos fazem neste domingo (9/12), o Exame de Ordem promovido pela seccional paulista da OAB. Este número está abaixo do total de candidatos que prestaram os exames de final de ano anteriores. “Podemos atribuir essa redução ao fato de que alguns cursos não conseguiram se organizar para realizar a colação de grau no prazo estipulado pelo edital [até 20 de janeiro]”, explica Braz Martins Neto, presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem

A OAB-SP ainda estuda se vai aderir ao sistema de Exame de Ordem unificado, que faz sua prova em janeiro de 2008. Para o presidente da OAB Luiz Flávio Borges D´Urso, a estrutura da seccional de São Paulo é gigantesca devido ao número de candidatos e locais de provas. “Por isso o ideal seria que nossa seccional fixasse a data e as demais pudessem nos acompanhar”, disse.

Os estudantes que farão o exame domingo devem comparecer ao local do exame entre 7h30 e 8h, quando os portões serão fechados. A prova objetiva, com 100 questões de múltipla escolha, terá 5 horas de duração. O conteúdo da prova inclui direito constitucional, civil, empresarial, penal, do trabalho, administrativo, tributário, processual civil, processual penal e também o Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina. Vão para a segunda fase os candidatos que acertarem pelo menos 50% das questões.

Localidades

As provas serão aplicadas na capital paulista e mais 27 cidades do interior: Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo/São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Tupã.

Segunda fase

No dia 20 de janeiro de 2008, será realizada a segunda fase do Exame 134. A prova será realizada apenas pelos aprovados na primeira fase e compreenderá, necessariamente, duas partes distintas: redação de peça profissional, privativa de advogado e cinco questões práticas. Tanto a peça profissional quanto as questões práticas vão se referir à área escolhida pelo candidato na ficha de inscrição.

Recomendações

Proibidos o uso de telefone celular, agenda eletrônica, aparelho de BIP, walkman ou qualquer outro receptor de mensagens. O candidato deve portar os documentos de identidade original e dentro do prazo de validade e, conforme o caso, carteira de identidade expedida pela Secretaria de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar, Ministério das Relações Exteriores ou cédulas de identidade para estrangeiros; cédulas de identidade fornecidas por órgãos ou conselhos de classe, que, por força de Lei Federal valem como documento de identidade, como por exemplo: a carteira de estagiário expedida pela OAB, CREA, CRC; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a nova Carteira Nacional de Habilitação, com fotografia.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!