Identidade na internet

Governador do Missouri quer punir quem cria perfis virtuais falsos

Autor

4 de dezembro de 2007, 16h37

O governador do estado americano do Missouri, Matt Blunt, pediu que deputados elaborem uma lei para que haja enquadramento penal para quem cria perfis falsos no mundo virtual. O pedido foi feito depois que o promotor do condado de St. Charles, nos Estados Unidos, se negou a oferecer denúncia contra os internautas que postaram mensagens virtuais que teriam incentivado uma menina de 13 anos a cometer o suicídio. As informações são do site Findlaw.

As mensagens foram postadas no site de relacionamentos My Space, que tem 62 milhões de usuários em todo o mundo. Os pais de Megan Meier, a menina que se enforcou ano passado, sustentaram que o suicídio foi gerado após ela ter lido mensagens postadas no My Space.

O promotor Jack Banas afirma que consultou “várias leis sobre o tema, vários casos”, mas não encontrou “indícios de que fazer ameaças virtuais a alguém, em graus variados, possa configurar algo a ponto de levar a pessoa a se matar”.

A Polícia sustentava que um vizinho da menina e uma empregada doméstica de 18 anos de idade fabricaram o perfil de um garoto adolescente no My Space. E esse falso garoto passou a paquerar Megan Meier.

Segundo as investigações, o perfil desse adolescente virtual era manipulado por “várias pessoas”, que tinham acesso às senhas. Ninguém sabe, assim, quem mandava as mensagens que supostamente teriam gerado o suicídio de Megan Meier.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!